Detentas assistem palestra sobre violência doméstica proferida por Maria da Penha









Sete detentas do Centro de Reeducação e Inclusão Social de Mulheres Apenadas do Maranhão (Crisma), do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, participaram, nesta quarta-feira (29), de palestra proferida no Auditório Fernando Falcão, na Assembléia Legislativa do Maranhão, por Maria da Penha Maia Fernandes, biofarmacêutica brasileira que lutou para que seu agressor viesse a ser condenado e que hoje lidera movimentos em defesa dos direitos das mulheres.

Atendendo ao convite dos organizadores do evento, as detentas foram conduzidas pela diretora da Unidade Prisional, Florípes de Maria Silva, pelo superintendente de Justiça da Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária, Kécio Rabelo e por quatro agentes de segurança.

Segundo Florípes, "é bom sabermos que a luta contra a violência doméstica - onde a mulher é a principal vítima - está sendo fortemente disseminada e que a sociedade já não está mais indiferente a esta problemática", destacou.

Na ocasião, as internas - algumas delas vítimas de violência familiar - ficaram comovidas com os relatos de Maria da Penha. Ela é vítima emblemática da violência doméstica, tendo sofrido agressões físicas que a deixaram paraplégica, além de duas tentativas de assassinato pelo ex-marido. O mesmo foi condenado a oito anos de prisão, porém por meio de recursos jurídicos, ficou preso por apenas dois anos, tendo sido liberto em 2002.

Lei Maria da Penha

A Lei é considerada uma vitória pessoal para a palestrante e ao mesmo tempo uma conquista para todas as mulheres. Foi sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 7 de agosto de 2006, com o objetivo de aumentar o rigor das punições às agressões contra a mulher, quando ocorridas no ambiente doméstico ou familiar.

A juíza Sonia Amaral também proferiu palestra sobre violência de gênero, durante o evento e apresentou dados que mostram a necessidade de ampliação da rede de proteção.

Comentários