HOMEM MORRE EM SÃO LUIS APÓS SER ATINGIDO POR RAIO












A chuva que caiu na tarde deste sábado (11), em parte da cidade de São Luis, fez uma vitima. Um homem identificado como Francivaldo Rodrigues de 32 anos,  morreu após ser atingido por um raio.

Segundo informações, Francivaldo, que reside no bairro do Alto da Esperança, estava em casa, quando começou a chuva, decidiu sair para buscar um cavalo de estimação, durante o percurso ele  foi atingido pelo raio.





Para evitar acidentes com raios é preciso tomar alguns cuidados. Entre eles:

- Não saia de casa durante tempestades.

- Se estiver em um local desabrigado e sentir os pêlos arrepiados ou a pele coçar, ajoelhe-se e curve-se para a frente, pondo as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles. Nunca deite no chão.

NA RUA

- Procure abrigo em prédios que tenham pára-raios ou abrigos subterrâneos, como túneis e metrô.

- Evite áreas abertas, como campos de futebol. Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos ou trilhos, assim como de torres de transmissão.

- Não fique embaixo de árvores

- Não use motos nem bicicletas.

- Permaneça dentro do carro ou do ônibus.

EM CASA

- Afaste-se de tomadas, canos, janelas e porta metálicas. Não use equipamentos elétricos e nem atenda telefone, exceto sem fio.


Em caso de tempestades com raios, as pessoas não devem ficar próximas a postes, mastros e árvores isoladas ou em topos de morros e elevações e próximas às janelas. Também não devem tomar banho, andar a cavalo, usar o telefone, ligar aparelhos ou motores elétricos.

Os melhores locais para se proteger são: casas, edifícios, caverna, galpões de estrutura metálica e carros não conversíveis. Caso não encontre um abrigo, fique na seguinte posição: ajoelhado, com o corpo curvado para frente, as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles. Essa postura imita o formato de uma esfera, não deixando o corpo funcionar como uma ponta que atrai raios.

Dicas ponto a ponto:

- Evite locais abertos e descampados. De preferência abrigue-se em edificações protegidas por para-raios.

- Se estiver acampando, NÃO fique dentro de barracas. Procure abrigo em vales, desfiladeiros e depressões no solo. As hastes da barraca atraem os raios.

- Evite árvores isoladas, postes e mastros.

- Não fique perto de cercas de arame, varais metálicos, linhas de transmissão e trilhos de trem.

- Saia imediatamente de piscinas, lagos, lagoas e praias.

- Não fique em topos de morro e elevações.

- Evite descampados e campos de futebol.

- Os melhores locais para se proteger são: casas, edifícios, cavernas, galpões de estrutura metálica e carros não conversíveis. Atenção: Não saia de carros e galpões imediatamente após a tempestade, pois o solo pode estar energizado e você levará uma descarga elétrica.

- NUNCA deite no chão, pois é nele que caem as descargas elétricas.

- Caso não encontre abrigo, fique na seguinte posição: ajoelhado, com o corpo curvado para a frente, as mãos nos joelhos e a cabeça entre eles. Essa postura imita o formato de uma esfera, não deixando seu corpo funcionar como uma ponta, que atrai raios.

Se você estiver ao ar livre durante uma tempestade e sentir seus pelos arrepiarem ou sua pele coçar, este é um sinal de que um raio está para cair na região. Se não houver um abrigo próximo assuma a posição de esfera descrita acima e NUNCA deite no chão.

Durante as tempestades com raios, deve-se evitar:

- Ficar próximo às janelas;

- Usar o telefone;

- Ligar aparelhos e motores elétricos;

- Tomar banho;

- Nadar;

- Andar a cavalo;

- Se estiver ao ar livre NÃO segure objetos metálicos longos como varas de pesca, tacos de golfe e tripés.

Comentários