PARTICIPE DA CONFERÊNCIA REGIONAL DO MEIO AMBIENTE NESTA TERÇA-FEIRA (04)



      Santa Inês sediará a V Conferência Regional do Meio Ambiente





A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) realiza, na terça-feira (4), a Conferência Regional do Meio Ambiente no município de Santa Inês.

A conferência acontece a partir das 7h30, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Ifma), na BR 316, s/nº, no Bairro Canaã, em Santa Inês.

Vinte e nove municípios integram a Etapa Regional de Santa Inês. São eles: Altamira do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Araguanã, Arari, Bela Vista do Maranhão, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Brejo de Areia, Buriticupu, Centro do Guilherme, Centro Novo do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Godofredo Viana, Governador Newton Bello, Governador Nunes Freire, Igarapé do Meio, Junco do Maranhão, Lagoa Grande do Maranhão, Monção, Nova Olinda do Maranhão, Pindaré-Mirim, Presidente Médici, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá, São João do Caru, Tufilândia, Vitória do Mearim e Zé Doca.

A expectativa é de que participem representantes de diversos segmentos sociais. Entre eles, indígenas, integrantes de organizações não governamentais, de movimentos sociais, de diversas entidades, empresas, instituições de ensino e pesquisa, além de representantes do Ministério Público e dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Na Conferência Regional de Santa Inês e, em todas as outras conferências regionais, será debatido o tema “Resíduos Sólidos” nos subeixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda. Em 2013, o mesmo tema e subeixos serão discutidos na IV Conferência Nacional do Meio Ambiente que será realizada, em Brasília, no período de 24 a 27 de outubro.

Durante as etapas regionais serão eleitos delegados que deverão participar da IV Conferência Estadual, marcada para o período de 3 a 5 de setembro de 2013, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís. Os participantes elegerão 71 delegados em Santa Inês. A IV Conferência Estadual do Meio Ambiente é coordenada pela Sema, em conjunto com uma Comissão Organizadora Estadual (COE) composta por 16 órgãos públicos e 15 entidades da sociedade civil. Todo o processo de organização da conferência é regulamentado pelo Regimento Interno aprovado pela COE.

Os outros municípios-sede das etapas preparatórias para a IV Conferência Estadual do Meio Ambiente são Bacabal, Caxias, Balsas, Imperatriz, Pinheiro e São José de Ribamar.

PROGRAMAÇÃO

7h30 às 9h30 – Credenciamento

8h às 9h – Abertura

9h às 10h – Palestra do Doutor em Ciências da Engenharia Ambiental, Ozelito Possidônio de Amarante Júnior

10h15 às 10h45 – Leitura do Regulamento Interno da Regional e esclarecimento das dúvidas

10h45 às 11h – Divisão dos Grupos de Trabalho nos subeixos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Geração de Emprego e Renda e explicação sobre a dinâmica da programação

11h às 11h30 – Início das discussões pelos grupos de trabalho com a Leitura do Texto Base Estadual e as orientações sobre a formulação de propostas

11h30 às 12h30 – Intervalo

12h30 às 12h50 – Problematização e breve diálogo com convidados sobre a gestão de resíduos sólidos na perspectiva de seus setores de origem

12h50 às 15h30 – Discussão, elaboração e escolha das propostas pelos Grupos de Trabalho

15h30 às 15h55 – Votação das propostas oriundas dos Grupos de Trabalho pela plenária da Conferência Regional

16h às 16h15 - Apresentação das 20 propostas eleitas na Plenária da Conferência

16h15 às 18h – Eleição dos Delegados pela Plenária da Conferência

18h – Plenária Final da Conferência com a divulgação dos resultados da eleição de delegados

Comentários

  1. MUITO IMPORTANTE UM EVENTO DESSES NA CIDADE,MOSTRA ENGAJAMENTO DO GOVERNO EM RESOLVER PROBLEMAS BÁSICOS DA POPULAÇÃO MARANHENSE.QUE BOM SE OS MORADORES DAQUI PARTICIPAREM PRA AJUDAR A FAZER UMA CIDADE MAIS LIMPA,MAIS JUSTA E MAIS BELA!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa