LUIS FERNANDO E CLAUDIO AZEVEDO INAUGURAM AGÊNCIA DA AGED EM ZÉ DOCA NESTA SEXTA-FEIRA
9h30 – Sagrima inaugura nova sede da Aged em Zé Doca e doa implementos agrícolas para Alto Turi
Será inaugurada nesta sexta-feira (7) a nova sede da Unidade Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged-MA), no município de Zé Doca ,o novo prédio da Aged em Zé Doca, está localizado na Rua Rio Branco S/N, próximo à escola Bandeirante. A nova sede atenderá a demanda de 18 municípios da Região do Alto Turi.
A solenidade de inauguração da nova sede da Aged-MA, que acontece a partir das 9h30, incluirá também a oficialização de ações de incentivo à produção agropecuária na região, e contará com as presenças dos Secretários de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Sagrima, Cláudio Azevedo, e Infraestrutura – Sinfra, Luis Fernando Silva, além do diretor geral da Aged-MA, Fernando Mendonça Lima, e prefeitos de municípios da região do Alto Turi.
Serão entregues, durante a solenidade, duas patrulhas agrícolas mecanizadas – constituídas de tratores, grades aradoras e carretas – que beneficiarão os pequenos agricultores do município de Zé Doca; e três tanques de resfriamento de leite, com capacidade para armazenamento de até 2 mil litros cada, que beneficiarão associações de produtores dos municípios de Santa Luzia do Paruá, Araguanã e Junco do Maranhão.
Vocação agropecuária
A agricultura familiar e a pecuária estão entre as principais vocações da região do Alto Turi. Os 18 municípios atendidos pela regional da Aged-MA concentram mais de meio milhão de cabeças de bovinos, com vocação principalmente para o corte. Entretanto, a região possui uma bacia leiteira que produz quase 57,5 mil litros de leite por dia.
O Alto Turi também se destaca na produção de mel. Os municípios de Santa Luzia do Paruá e Nova Olinda do Maranhão são os principais produtores do estado, e vem atraindo investimentos nacionais e internacionais na extração de mel e outros produtos apícolas. Para se ter uma ideia do potencial da região, enquanto a média nacional de produtividade é de 19 kg / colmeia, os apiários da região mantém uma média de produtividade de 33 kg / colmeia.
Comentários
Postar um comentário
Credibilidade é o nosso maior patrimônio
Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.
Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.
Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.
Jornalista Abimael Costa