Secid apresenta balanço positivo das etapas municipais das Conferências das Cidades
O Secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, intensificou, nesta semana, os contatos com os prefeitos dos municípios maranhenses que ainda não realizaram as Conferências Municipais das Cidades, conclamando-os a realizarem os eventos e também para alertá-los que o prazo para a efetivação das palestras, debates e demais etapas do processo será encerrado dia 20 deste mês.
Hildo Rocha ressaltou que as Conferências Municipais das Cidades são as etapas que possibilitarão aos gestores municipais identificarem as demandas mais importantes dos seus respectivos municípios, nos setores da habitação, do saneamento básico, do transporte e mobilidade e do planejamento urbano.
“Por meio desses debates, busca-se fortalecer a gestão urbana democrática”, destacou. “Temos dados suficientes para afirmarmos que alcançaremos os objetivos. Este ano, o número de prefeituras que decidiram promover as etapas municipais foi surpreendente, quase 90%. A quantidade de participantes superou nossas previsões. Os debates têm sido produtivos, portanto, as etapas preparatórias da 5ª Conferência Estadual das Cidades, que acontecerá em São Luís, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, de 22 a 24 de agosto, está consolidada”, afirmou.
Recorde
Este ano, o Maranhão alcançou um resultado extraordinário. Dos 217 municípios maranhenses, 188 (86%) já realizaram as conferências. Hildo Rocha disse que o sucesso das etapas municipais da 5ª Conferência Estadual das Cidades deve-se a três fatores essenciais: o apoio da governadora Roseana Sarney; o empenho e a dedicação dos membros do Conselho Estadual das Cidades; e o amadurecimento dos prefeitos.
“A cada edição das Conferências das Cidades, percebe-se que aumenta o interesse da população acerca da problemática urbana. Também é visível o interesse dos gestores. Diante dos desafios e das dificuldades eles se desdobram na busca de soluções”, destacou.
Hildo Rocha ressaltou que, o lema da 5ª Conferência Nacional das Cidades: “Quem muda a cidade somos nós. Reforma urbana Já!”, resume com clareza a importância do evento.
Delegados
A 5ª Conferência Nacional das Cidades, que acontecerá de 20 a 24 de novembro em Brasília, contará com a participação de 2.681 delegados: 250 representantes do Poder Público Federal (indicados pelo Executivo e pelo Congresso Nacional); 561 indicados pelas entidades nacionais; 1.689 eleitos nas conferências estaduais; e 181 delegados natos (conselheiros em âmbito nacional).
A delegação maranhense, que representará o estado na 5ª Conferência Nacional das Cidades, será composta por 59 delegados: sendo oito representantes do poder público estadual; 13 do poder público municipal; 18 dos movimentos populares; seis de organizações empresariais; seis de entidades sindicais; três de organizações não governamentais e cinco de entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa.
O Secretário Hildo Rocha mais uma vez mostra sua capacidade gerencial. Apesar da sobrecarga de atribuições, pelo fato de ocupar duas secretarias de extrema complexidade, ele tem conseguido bons resultados à frente da SECID.
ResponderExcluir