Secretário Hildo Rocha entrega 40 unidades habitacionais do Viva Casa em Paraibano


O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, fez a entrega oficial, em Paraibano, de 40 unidades habitacionais do Viva Casa, programa do Governo do Maranhão destinado a substituir moradias de taipa cobertas de palha por construções de tijolos e telha cerâmica. Os recursos são oriundos do Fundo Maranhense de Combate à Pobreza. Do total de 20.000 unidades previstas no projeto, até dezembro de 2012, o Governo já entregou mais de 8.000 habitações.

Hildo Rocha ressaltou que o Viva Casa se assemelha ao projeto Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, com a diferença de que no caso do Programa do Governo do Maranhão, as famílias ficam isentas de pagar mensalidades. “O programa do Governo Federal é financiado pela Caixa Econômica. O Viva Casa é diferente, não há custos para as famílias beneficiadas, é gratuito. Dessa forma, o dinheiro que seria empregado para pagar o financiamento pode ser utilizado na melhoria das casas”, declarou Rocha.

“Estamos entregando mais do que casas, estamos entregando dignidade a essas 40 famílias. Os moradores pediram mais casas e tenho certeza que a governadora Roseana Sarney continuará a atender as demandas do povo de Paraibano”, complementou o secretário.

Participaram da entrega, a prefeita de Paraibano, Aparecida Furtado; presidente da Assembleia Legislativa Arnaldo Melo (PMDB), ministro do Turismo Gastão Vieira (PMDB), secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, e os deputados estaduais Alexandre Almeida (PSD), Neto Evangelista (PSDB) e Rogério Cafeteira (PMN).

O evento também foi prestigiado por prefeitos e prefeitas da região: Antonio Carlos Pereira de Oliveira (PSB), Colinas; Francisca Consuelo Lima da Silva (PMDB), Jatobá; José Antônio Gordinho Rodrigues da Silva (PTB), Passagem Franca; Iriane Gonçalo Gaspar (PV), Pastos Bons; Waldenio da Silva Souza (PMDB), São João dos Patos; e Marcony da Silva dos Santos (PPS), Sucupira do Norte.

Parcerias

Em Paraibano, Hildo Rocha também participou da inauguração das Unidades Básicas de Saúde Severino Furtado Brito e Francisca Regina da Silva; da Praça João Furtado Brito Neto e da reinauguração do Centro de Assistência Social (CRAS II), obras construídas pela prefeitura em parceria com o Governo Federal.

A prefeita de Paraibano, Aparecida Furtado, destacou o apoio dos deputados estaduais e federais. “Esperamos continuar recebendo o necessário apoio para que possamos construir pavimentações, estradas, Unidades Básicas de Saúde, praças, escolas”, declarou.

O secretário e deputado federal licenciado Pedro Fernandes comentou a importância das parcerias entre os três entes federativos e as ONGs. “Não se faz administração sozinho, se faz com parceiros. Aqui temos um exemplo de parceria bem-sucedida. Ter uma casa, um teto, um lar bem construído, significa dignidade. É para isso que o governo está trabalhando”, declarou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, disse que se sentia honrado por participar de eventos tão marcantes. “Hoje, 40 famílias ganharam suas casas, a população recebeu um novo posto de saúde, um centro de assistência social e uma linda praça. Aqui as parcerias firmadas entre governo e prefeitura têm gerado bons resultados para a população”, afirmou Melo.

Também presente, o deputado estadual Alexandre Almeida ressaltou as conquistas do poder publico, alcançadas por meio de parcerias. “A sintonia entre os gestores dos três entes federativos, a união de forças fazem os resultados aparecerem com maior rapidez. Essa ação da Secid simboliza a valorização da vida, representa conforto, dignidade para as famílias beneficiadas”, declarou.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, falou da satisfação de ver tantas obras sendo inauguradas no mesmo dia. “Nesse momento em que muitos brasileiros estão indo às ruas para reivindicar uma vida melhor, é muito bom chegarmos num município como Paraibano e olharmos a população sendo atendida com essas obras que nós estamos inaugurando neste dia”, realçou.

Falando em nome dos moradores do Residencial João Furtado Brito, a líder comunitária Mary, agradeceu a conquista alcançada. “É com muita emoção que recebemos nossas casas. Eu, por exemplo, há 17 anos sonhava com um momento como esse”, declarou.

Comentários