Em Santa Inês, projeto do MP promove reinserção social de adolescentes em conflito com a lei





Infratores são, em sua maioria, de origem pobre, com conflitos familiares e provenientes de escolas públicas

O alto índice de reincidência de atos infracionais cometidos por adolescentes, em Santa Inês, motivou o Ministério Público do Maranhão a elaborar o Projeto Gandhi. O objetivo é promover a capacitação de jovens, contribuindo com a inserção profissional e evitando a prática de novos delitos.

De acordo com o promotor de justiça Marco Antônio Santos Amorim, da 4ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, que é o autor do projeto, a reincidência dos adolescentes nos atos infracionais é alta devido a falta de oportunidades no campo educacional e de treinamento profissional. "Existe um adolescente, por exemplo, que responde a 19 ações socioeducativas. Cada ação corresponde a um novo ato infracional cometido", afirmou o promotor.

A proposta do Ministério Público é oferecer uma alternativa aos infratores. Ao receber o auto de infração, a Promotoria de Justiça avalia o caso e insere o adolescente no projeto. Atualmente, cinco jovens são atendidos. Eles são acompanhados, individualmente, com atividades educacionais e esportivas, totalizando 40 horas.

Cada participante pode montar o seu calendário de atividades, sob a orientação do MPMA. Além das atividades esportivas, o adolescente recebe aulas de língua portuguesa e literatura, com foco na leitura. As aulas são ministradas pelo analista ministerial José Soares Lima, que é graduado em Letras, na sede da Promotoria de Justiça.

O primeiro adolescente concluiu as 40 horas de treinamento no dia 22 de agosto. Ele já foi inserido no curso de operador de caixa do Senai.

Marco Antônio Amorim explicou que o MPMA estabeleceu uma parceria com o Senai e Senac a fim de garantir a inscrição dos jovens em cursos profissionalizantes. "Ao concluir as 40 horas, o adolescente será encaminhado a um curso. Queremos influenciar esses jovens a mudarem a sua trajetória".

O Projeto Gandhi vai receber um novo grupo de seis adolescentes e a entrada de novos participantes será realizada de forma contínua, de acordo com a demanda.

Comentários