Morre em Teresina um dos Ícones do jornalismo piauiense


Morreu na madrugada desta quinta-feira (29), aos 68 anos, um dos jornalistas políticos mais importantes da história piauiense, um dos ícones do jornalismo piauiense, o jornalista Francisco Pires de Sabóia. 

De acordo com Alessandra Brandim, nora de Pires de Sabóia, a morte aconteceu durante a madrugada, na casa dele, mas somente pela manhã a família tomou conhecimento. A suspeita é de que problemas respiratórios tenham causado um infarto.

"Ele vinha reclamando de falta de ar. Havia ido ao médico e estava fazendo tratamento com aerosol. Sabemos que foi de madrugada, mas não vimos nada no momento", acrescentou a nora.

Funcionários da rádio Teresina FM informaram que o jornalista havia pedido alguns dias de licença para tratar de um problema respiratório, mas não deu detalhes. Pires de Saboia apresentava o programa Jornal do Meio Dia, juntamente com o jornalista Bartolomeu Almeida. 
Natural de Independência, no Ceará, Pires de Sabóia morava em Teresina desde 1976, tendo uma carreira de sucesso nos antigos jornais O Estado e Jornal da Manhã, além de O Dia e Correio do Piauí. Trabalhou também na Secretaria de Administração e Secretaria de Comunicação. Atualmente trabalhava na Assessoria de Imprensa, na TV e na Rádio Assembleia. Pires também apresentava programa na Teresina FM.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Themístocles Filho, que está no Rio Grande do Sul em missão da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), lamentou muito a morte do amigo. 

O presidente disse que além um grande amigo, Pires de Sabóia é um ícone da imprensa piauiense, um profissional respeitado por todos os colegas e pelas autoridades. Themístocles salientou ainda o exemplo de ser humano deixado pelo jornalista. E manifestou à família os mais profundos votos de pesar.

O vereador Rodrigo Martins, presidente da Câmara Municipal de Teresina, apresentou na sessão de hoje votos de condolências e um requerimento solicitando que dentro do projeto de reordenamento urbano de Teresina seja designada uma rua com o nome de Jornalista Pires de Sabóia. O requerimento foi aprovado unanimamente.

Para a chefe da Assessoria de Comunicação da Assembleia, Elisabeth Sá, “trabalhar com Pires Saboia foi um grande prazer e com certeza ele continuará em minha lembrança, como uma referência para a atual e futura gerações de jornalistas. Impressionante a sua disposição para colaborar com todos e, principalmente, para mim, o mais importante, sempre com muito bom humor e carinho”.

Para o jornalista Feitosa Costa, cearense de nascimento (Fortaleza) e radicado aqui desde a infância, eis que, já em 1948 seus avós residiam em Teresina, seu trabalho com Pires Saboia foi basicamente no extinto jornal O Estado. Ele classificou o colega como um analista político comedido, observador atento dos fatos.

O jurista Celso Barros Coelho, fonte predileta de todo comunicador, por sua vivência jurídica e experiência política, afirmou que Pires Saboia era sempre ativo e dispensava aos colegas de trabalho atenção especial. Era autêntico jornalista e noticiava os fatos com responsabilidade e independência.

O radialista Joel Silva, que chegou um pouco antes de Pires Saboia a Teresina, atuando sempre no rádio, oriundo de Caxias-MA, inicialmente na Rádio Clube (AM) e depois na Rádio Pioneira, onde permanece até hoje, afirmou que não teve oportunidade de trabalhar com Pires Saboia, mas participou de inúmeros debates em que ele se fez presente. Para Joel, Pires Saboia era pedagógico, um exemplo digno de ser seguido no jornalismo.

Pires deixa viúva Dorotéia Sabóia e os filhos Ubiraci Sabóia e Iratan Sabóia. O velório será realizado na Capela da Assembleia Legislativa.

O Sindicato dos Jornalistas do Piauí (Sindjor-PI) divulgou uma nota lamentando a morte do profissional. Recentemente, Pires de Sabóia foi homenageado pelo Sindjor-PI com o Diploma do Mérito Jornalístico, pela contribuição dada ao desenvolvimento da imprensa piauiense.

NOTA DE PESAR

A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí lamenta profundamente o falecimento do jornalista Francisco Pires de Sabóia, na madrugada desta quinta-feira (29), manifestando seus pêsames à família enlutada.

Profissional exemplar, Francisco Pires de Sabóia foi recentemente homenageado pelo Sindjor-PI com o Diploma do Mérito Jornalístico, pela contribuição dada ao desenvolvimento da imprensa piauiense. Atualmente trabalhava na TV Assembleia e FM Teresina. A sua morte deixa uma grande lacuna no jornalismo piauiense. 

A diretoria


Comentários