terça-feira, 27 de agosto de 2013

Poeta e escritor Luís Henrique lança o livro "A TARTARUGA FOFOQUEIRA E OUTRAS ESTÓRIAS", nesta sexta (30)




























Por Paulo Rodrigues

O poeta Luís Henrique vai lança nesta sexta-feira (30), a partir das 20h00, no Auditório da Prefeitura de Santa Inês o livro A TARTARUGA FOFOQUEIRA E OUTRAS ESTÓRIAS
É um evento aguardado pelos leitores, professores e intelectuais que acompanham a carreira espetacular desse grande ser das palavras, sempre enchendo de orgulho o nosso povo.
A Tartaruga é um livro de fábulas interessante. Diz muitas lições do mundo atual com bastante simplicidade. São lições de vida, de comportamento, de maneiras de estar no mundo – altamente didático! Os leitores vão se apaixonar pelas estórias, pela linguagem clara e direta, pelos desenhos do Marinho, grande artista de nossa cidade. “Acredito mesmo no sucesso deste livro infantil”, disse o Luís Henrique.
A Secretaria de Educação, Maria da Conceição Souza Costa assim se referiu ao autor: “Até parece que foi ontem que aquele magricela aprendeu a ler, a fazer poesia, a encher de sonhos nossa família, a reescrever a vida com seu talento indescritível. Todos acreditam na força desse poeta enorme, por isso sua trajetória é o SUCESSO”.

Biografia do Luís Henrique

LUÍS HENRIQUE Sousa Costa, nasceu em Santa Inês, Estado do Maranhão, no dia 30 de maio de 1966. Estudou as séries iniciais na Unidade Escolar Estado de Pernambuco, onde desde as primeiras séries do Ensino Fundamental tinha verdadeira fascinação por escrever, suas redações eram sempre cuidadosamente elaboradas. Filho de Alcides Costa e Tereza de Jesus Sousa Costa, o poeta Luis Henrique tem sete irmãos entre eles o também poeta e artista plástico Carlos Alberto Sousa Costa. É o pai dedicado de Laércio Bruno, Reylan, Victória e Maria Tereza, além de avô-coruja da sapeca Clara Sophia.

Durante a sua vida estudantil, Luís Henrique interessou-se por política, tendo sido inclusive Presidente da União dos Estudantes de Santa Inês – UESI e defende a política partidária séria, a partir do voto consciente, como o mecanismo capaz de construir uma sociedade melhor e mais justa.

Vencedor de vários concursos de poesia em Santa Inês, no Maranhão e no Brasil, nunca fica demasiadamente empolgado com elogios e tem a estranha mania de estar sempre cobrando de si melhores resultados. Acredita que pode de fato melhorar o mundo com a sua poesia cheia de reflexões, porque compreende que a primeira noção de mundo que se deve ter é o mundo que está ao nosso redor.

É o melhor amigo dos poetas Carlos Denílson e Paulo Rodrigues com quem já dividiu várias apresentações pelos palcos da vida, e dos trabalhos publicados destaca-se: PROFISSÃO? POETA! (Poesias-1993); CAMINHOS (Poesias-1995); SOBRE VIVER (Poesias-1997); POÉTALAS E FECUNDO (Poesias-2000); 14 POEMAS DEPOIS... (Poesias-2002) ERÓTICOS (Poesias-2002); ÓRFÃOS DE MIM (Poesias-2003); MULHERES, MULHERES (Poesias-2007) e no ano 2010 lançou o projeto Recitar e Gostar é só Começar, de incentivo a leitura para crianças das séries iniciais. O projeto consiste em palestras proferidas pelo poeta em escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Santa Inês, onde o tema focado é desenvolver nas crianças o gosto pela leitura. Integra o projeto o livro A TARTARUGA FOFOQUEIRA E OUTRAS ESTÓRIAS, com textos de Luís Henrique e lustrações de Marinho, a ser relançado dia 30 deste mês, às 20:00 horas, no auditório da Prefeitura de Santa Inês, numa grande reunião de amigos entre o pessoal da boa música e da poesia de qualidade. 

A TARTARUGA FOFOQUEIRA E OUTRAS ESTÓRIAS é o portal de entrada de Luís Henrique para a literatura infantil, vocação que nele foi despertada quando atuava como professor das séries iniciais na Escola Municipal Padre Antônio Boeing, e buscando parcerias com a Prefeitura Municipal de Santa Inês, Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, além de empresas privadas parceiras, o projeto ganhou força e certamente pela obsessão que esse poeta carrega pelas questões educacionais, terá uma grande abrangência.

Extremamente inquieto e embalado pelo sucesso de A TARTARUGA FOFOQUEIRA E OUTRAS ESTÓRIAS já anunciou a sua volta aos estúdios para gravar e relançar o CD 14 POEMAS DEPOIS, (poesia falada), previsto para o mês de novembro, sem dúvida um marco na sua carreira.

Fazendo uso da fama de ter fôlego de sete gatos, nas raras horas de folga está escrevendo sua autobiografia provisoriamente intitulada de MINHA VINGANÇA É SER FELIZ! 

Resta aguardar o grande dia 30 de agosto, às 20:00 horas, no auditório da Prefeitura de Santa Inês e testemunhar os novos passos deste vagalume do fazer artístico que por conta de sua tenacidade ainda terá suas obras reconhecidas como clássicos desse nosso tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa