domingo, 29 de setembro de 2013

O Maranhão injustiçado



























COLUNA DO SARNEY
     29/09/2013

Desqualificar o adversário foi um dos piores costumes incorporados nas ideias políticas do mundo ocidental, desde o discurso de Péricles aos mortos na Guerra de Peloponeso, considerado o documento fundador da Democracia. Onde o subdesenvolvimento político está implantado, como em estados como o nosso, a luta política não busca estabelecer um confronto salutar de ideias, mas transformar o debate político numa guerra pessoal na qual, quase sempre, a calúnia, a injúria, a difamação e porcalhada verbal dominam a cena.

Aqui a coisa tem sido pior. Como eu me transformei num líder nacional, não conseguindo me destruir, instalou-se uma campanha contra o Maranhão que passou a ser alvo de todas as desinformações e de agressões jamais imaginadas. Somos o caixão de pancadas daqueles que não desejam ajudar o estado, mas destruir os adversários.

Como exemplo dessa atitude hedionda, basta recordar que tivemos um governador que contratou uma campanha nacional, com o parco dinheiro dos impostos, para distribuir outdoor em todas as capitais com o slogan: “MARANHÃO, O ESTADO MAIS MISERÁVEL DO BRASIL”. Quando eu vi uma peça dessas em Brasília fiquei indignado e muito triste, vendo a que ponto a baixa política é capaz de chegar.

Tomou ares de verdade a maior mentira estatística do Brasil: de que o Maranhão é o último estado da Federação - com todas as mazelas que existem no Brasil e não só aqui. Na realidade somos o 17º estado do país. Atrás da gente estão 11 outros. Estamos na frente de Mato Grosso do Sul, incluído entre os grandes estados do Centro-Sul.

Agora, são estatísticas sobre o IDH, um índice contestado pelo governo brasileiro como não representativo da verdadeira situação de um país. Para dar um exemplo, o Brasil é a 6ª economia do mundo, mas tem o 85º lugar no ranking mundial, junto com a Jamaica. Os baixos índices do Maranhão, paradoxalmente, são contrariados por nosso desenvolvimento e crescimento. Somos o estado que mais cresceu no Nordeste, nossos números estão acima da média nacional, lugar onde mais cresceu o emprego, onde mais se investe, temos o 2º porto do Brasil e polo de atração de investidores e imigração. Basta dizer que, nesta última seca, que ainda estamos enfrentado no Nordeste, o Maranhão recebeu 250 mil pessoas. Assim, o nosso crescimento se dilui com o aumento das pessoas para dividir.

Estamos construindo 70 hospitais e o governo e o Maranhão apanham por isso. É o maior programa de saúde do Brasil e aqui os adversários perguntam “para quê?”, quando o que mais preocupa o povo é a saúde.

Mas nós continuamos a louvar, amar e nos orgulharmos com o Maranhão, a melhor terra do mundo. Mas onde esses que insultam o Maranhão colocaram um prego para ajudar ou melhorar a vida do nosso povo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa