Posição da UEMA é confortável em comparação a posições de inúmeras universidades federais, estaduais e particulares do Brasil



Reitor José Augusto Oliveira avalia como positiva posição da Uema entre as universidades brasileiras



O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), José Augusto Silva Oliveira, afirmou que a posição da instituição como a 119ª entre 192 universidades públicas e privadas no Ranking Universitário da Folha 2013, divulgado recentemente pelo jornal Folha de São Paulo, merece uma análise mais aprofundada. Por isso, uma equipe da Uema estudou todos os indicadores do ranking, composto por vários itens, visando evitar julgamentos sem a devida fundamentação.

De acordo com o reitor, há várias questões a serem ponderadas dentro de um contexto mais amplo do quadro geral das universidades do Brasil. “Observamos que a Uema se situa, no Ranking Universitário da Folha 2013, em uma situação confortável em comparação a posições de inúmeras universidades federais, estaduais e particulares do Brasil, considerando os vários subitens definidos no levantamento e, no geral, é a 119ª. Acho que a Uema avançou muito e com uma perspectiva de melhorar ainda mais”, ressaltou o reitor.

De acordo com a avaliação de todos os indicadores do ranking realizada por equipe da Uema, a instituição maranhense é a 27ª entre as 40 universidades públicas estaduais pesquisadas; é a 79ª dentre as 101 públicas federais e estaduais. No indicador Pesquisa, a Uema aparece na 119ª colocação entre as 192 instituições analisadas, sendo a 82ª entre as 101 universidades públicas.

Por sua vez, no item Internacionalização, a Uema é a 131ª colocada entre as 192 instituições examinadas, sendo a 73ª entre 101 as públicas. O relatório afirmou que a instituição maranhense, nos últimos anos, avançou consideravelmente nas relações internacionais com outras Universidades, com destaque para acordos/convênios bilaterais com países como os Estados Unidos, França, Portugal, Itália, Espanha, Coréia do Sul, Argentina e Alemanha.

O relatório destaca, ainda, que a Uema tem participado ativamente do Programa Ciências Sem Fronteiras, do Governo Federal, inserindo seus discentes em cursos de Universidades de outros países, tendo tido 16 alunos participantes na 1ª etapa (estes já retornaram), 29 na 2ª etapa (ainda estão nas universidades estrangeiras) e 70 selecionados para a 3ª etapa (aguardam liberação para viajar).

No quesito Inovação, foi levado em consideração o número de pedidos de patentes da universidade no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), de 2002 a 2011. A Uema é a 66ª colocada entre as 85 instituições avaliadas neste quesito, sendo a 51ª entre as universidades públicas.

Já o item Mercado foi baseado em Pesquisa Datafolha com 1.681 responsáveis pela área de recursos humanos de empresas de todo o país nas 30 carreiras. Nesse critério, a Uema é a 57ª colocada entre as 182 instituições avaliadas, sendo a 32ª entre as 87 universidades públicas.

Finalmente, no indicador Ensino, a Uema aparece na 160ª posição entre as 192 instituições, sendo a 94ª entre as 101 públicas.

Dados antigos

O reitor José Augusto Oliveira lembrou que outra questão a ser levada em consideração é que os dados verificados no ranking não são atuais, mas relativos a anos anteriores. “As bases de dados não contém todas as informações reais no momento. A Uema teve novas conquistas, principalmente no que se refere ao número de professores-doutores, que já está perto de 300”, informou.

Segundo Oliveira, o quadro atual de professores da Uema reúne cerca de 800 professores e é dentro deste contexto que ele situa o avanço no número de doutores. O reitor adiantou também que, além dos doutores, a grande maioria já tem mestrado e, ainda, há um percentual de pós-doutores.

O reitor reafirmou que há variáveis valorosas muitas vezes desconsideradas em qualquer avaliação. “A Uema é uma instituição autocrítica, aberta a críticas e em constante processo de construção. Uma marca positiva no aprimoramento do ensino, pesquisa e extensão e na contribuição fundamental da Uema para o crescimento da economia do Maranhão e na elevação da qualidade de vida de sua população”.

O reitor ressaltou que, ao conquistar a 119ª colocação, a Uema ficou à frente de universidades de destaque no quadro nacional, como a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui), Universidade de Taubaté (SP), Universidade do Oeste de Santa Catarina, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal do Amapá, Universidade Federal da Fronteira Sul (SC), Universidade do Estado de Minas Gerais, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e Universidade Estadual do Norte do Paraná, entre outras.

O Ranking Universitário da Folha 2013 mediu a qualidade das 192 universidades do Brasil nos itens pesquisa, inovação, internacionalização, ensino e mercado. É uma iniciativa do jornal Folha de São Paulo e realizado pelo Datafolha. Foi publicado no dia 9 de setembro de 2013.

Comentários