Sessenta motos irregulares apreendidas durante a romaria dos motoqueiros

Foto: José Raimundo Rodrigues














Polícia pede fim da romaria dos motoqueiros depois de apreender sessenta motos sem silencioso e receber milhares de reclamações de poluição sonora vindas de praticamente todos os bairros de São Luis.

Muitos motociclistas circularam nas ruas de São Luis neste sábado, (21), conduzindo motos sem silenciadores nos escapamentos, produzindo um barulho infernal, ato que incomodou milhares de pessoas.

O Código de Transito Brasileiro, diz em seu artigo 230, que: conduzir o veículo "com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante" é infração gravíssima, com multa e apreensão previstos como penalidade.

Estas motos seriam participantes da tradicional romaria dos motoqueiros que é realizada durante os festejos de São José de Ribamar, saindo da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab seguindo até São José de Ribamar.

Pois bem, a romaria aconteceu na noite deste sábado. Policiais militares do 13º BPM montaram barreiras de fiscalização em alguns pontos do percurso para coibir irregularidades e excessos dos condutores. Durante a ação policial sessenta motocicletas em situação irregular, foram apreendidas e encaminhadas para o Detran.

Segundo o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), major Jorge Araújo, ““O Ministério Público precisa se manifestar, pois essa Romaria perdeu a sua essência. Ela não está cumprindo sua finalidade, que era de pagar uma promessa. Já fiz contato com os promotores de São José de Ribamar para que tomem medidas”, afirmou o comandante.

"É fundamental que o Ministério Público inviabilize a Romaria dos Motoqueiros, ela está sendo usada apenas como meio de fazer baderna, pois há um número excessivo de motoqueiros que participam do evento apenas para cometer infrações. Para o comandante do 13º BPM, é preciso terminar com essas irregularidades. A romaria começou em função da promessa de um motoqueiro, mas atualmente perdeu sua essência, já que os motociclistas tiram o silenciador das motos” disse ainda o comandante.

Sobre o grande número de reclamações da população denunciando poluição sonora por parte dos condutores, o Major enfatizou que devido ao pequeno efetivo não tem como atender a todos. 

Todo o efetivo do 13°BPM vai trabalhar nesta tarde para impedir abusos. Equipes policiais estão distribuídas na região da Cidade Operária e Maiobão. 

Comentários