Inscritos no Enem em 2013 no Maranhão aumentou 13,8%



Número de inscritos no Enem cresce 13,8% em 2013 no Maranhão


O número de estudantes inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Maranhão aumentou 13,8% em 2013 em relação a 2012. De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio da Supervisão de Avaliação Escolar, 232.292 estudantes no estado farão a prova, marcada para este sábado (26) e domingo (27) em todo o Brasil.

As provas têm um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado (26), os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de quatro horas e meia.

No domingo (27), o Enem aplica as provas de linguagens e códigos, que engloba português e língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação. Nesse dia, a duração máxima do exame é maior: cinco horas e meia. Em ambos os dias de prova, para levar o caderno de questões, o candidato só pode sair da sala de aula nos últimos 30 minutos da prova.

A supervisora de Avaliação Escolar da Seduc, Vera Lucia Gonçalves Pires, conclama os inscritos para que compareçam aos locais de prova. "É muito importante que todos que se inscreveram no Enem compareçam nos dois dias de prova. Também é fundamental conhecer o local de prova com antecedência bem como a linha de ônibus que faz o percurso. O candidato não deve esquecer de levar o documento de identificação com foto. Caso tenha perdido o documento na semana de realização da prova, levar o boletim de ocorrência, que tem validade de 90 dias. Recomendo ainda que o aluno deve chegar com 1 hora de antecedência ao local da prova. No Maranhão, onde não tem horário de verão, o aluno deve chegar as 11h. O portão fechará as 12h", disse.

Vera Lucia disse ainda que o estudante deve prestar atenção na sinalização das provas. "O candidato deve marcar no cartão de respostas a cor correspondente ao seu tipo de prova. Cabe ressaltar que os candidatos pertencentes à religião adventista de São Luís farão provas na Universidade Ceuma Campus Anil. Para garantir o respeito à crença e a isonomia do processo os candidatos deverão comparecer ao local de prova no mesmo horário dos outros, embora só farão as provas após 18h, horário de Brasília", informou.

"É importante dizer que o Enem é uma oportunidade que os alunos das escolas públicas dispõem, para ingressar no ensino superior por isso o secretário Pedro Fernandes, solicitou o apoio dos prefeitos, secretários de educação e gestores regionais dos 77 municípios que tem os pólos de aplicação das provas na boa condução do processo de realização do Enem em todo Estado", observou. .

Uma novidade nesta edição do Exame é que a correção da redação ficará mais rígida. A inserção de trechos indevidos como receitas de macarrão e hinos de times de futebol, que fogem ao tema, poderá resultar em nota zero para o candidato. A alteração, inclusive, está explícita no edital da prova, ao contrário das edições anteriores.



Informações do cartão do candidato

O cartão de confirmação de inscrição contém informações do candidato que foram declaradas no momento do cadastro para a prova, como a língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol) e a necessidade ou não de atendimento especial. Ele indica, principalmente, o local e horário da aplicação das provas. O nome do local é o nome da escola, e embaixo tem o endereço, a cidade, o estado, a rua e o número. O cartão foi enviado pelos Correios aos inscritos, mas quem ainda não recebeu em casa pode acessá-lo no endereço eletrônico sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova/. Os candidatos devem digitar CPF e senha.

Quem não receber o cartão, não conseguir imprimi-lo pela internet ou constatar erro no documento, pode entrar em contato com o atendimento ao participante, pelo telefone 0800-616161.



Para os dias de prova

Nos dias da prova é obrigatório apresentar documento oficial de identificação com foto. Embora não seja necessário apresentar o cartão, é recomendável que o candidato esteja com ele em mãos, para o caso de dúvidas, principalmente em relação ao local de realização dos exames. Cada participante deve levar, ainda, obrigatoriamente, caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o exame.

Criado em 1998, o Enem tem suas notas usadas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em universidades e institutos federais. O exame já tinha sido adotado em sua totalidade por várias universidades de destaque como a UFRJ e UFF, e nesta edição substituirá os vestibulares da UFMG, UnB, UFJF, UFES e UFRN, entre outras.

O Enem também é usado para o candidato pedir bolsa de estudos pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), solicitar benefícios do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), e obter certificado de conclusão do ensino médio. Em São Luís, 53 escolas da Rede Estadual de Ensino serão locais de prova do Enem.

Para maiores informações sobre estes e outros assuntos relacionados a educação acesse o sitewww.educacao.ma.gov.br



Veja a relação das escolas da Rede Estadual que serão locais de aplicação do Enem 2013 em São Luís:

01 - Centro de Ensino Liceu Maranhense

02 - Unidade Integrada Governador Archer

03 - CE Governador Edison Lobão

04 - Colégio Militar Tiradentes

05 - CE Pio XII

06 - CE Lara Ribas

07 - Colégio Militar 2 de Julho

08 - UE Sagarana I

09 - EU Sagarana II

10 - CE Professora Margarida Pires Leal

11 - UI Estado do Ceará

12 - UI Odylo Costa Filho

13 - UI Duque de Caxias

14 - CE Bernardo Coelho de Almeida

15 - CE Modelo Benedito Leite

16 - UI Estado de Alagoas

17 - UI Professora Maria Pinho

18 - UI Joaquim Gomes de Sousa

19 - UI Arnaldo Ferreira

20 - UI Maria José Aragão

21 - UI Júlio de Mesquita Filho

22 - CE Menino Jesus de Praga

23 - CE Professor Barjonas Lobão

24 - CE Estado do Rio Grande do Norte

25 - CE Cidade Operária II - CEM II

26 - UI Barjonas Lobão - CAIC

27 - CE Professor Mário Martins Meireles

28 - CE Paulo VI

29 - UI Vovó Anália Araújo - anexo do Cintra

30 - CE Almirante Tamandaré

31 - UI João Pereira Martins Neto

32 - CE São José Operário

33 - CE José Justino Pereira

34 - CE Cidade Operária I - CEM I

35 - UI Cônego Ribamar Carvalho

36 - CE São Cristóvão

37 - CE Professora Maria do Socorro Almeida

38 - CE Cidade de São Luís

39 - CE Doutor João Bacelar Portela

40 - CEM Gonçalves Dias

41 - Centro Integrado Rio Anil (CINTRA)

42 - Centro Integrado Rio Anil (CINTRA) - anexo Vovó Anália

43 - UEB Governador Leonel Brizola

44 - UEB João de Sousa Guimarães

45 - UEB Professor Ronald da Silva Carvalho

46 - UEB Jornalista Neiva Moreira

47 - CE Y-Bacanga

48 - UI Japiaçu

49 - UE Cruzeiro do Sul

50 - UE Anjo da Guarda

51 - UI Sotero dos Reis

52 - CE Anjo da Guarda

53 - CE Professor Luís Rêgo

Comentários