Jornalismo e ficção - Zeca Soares
Jornalismo e ficção
Por Zeca Soares
O dia de hoje - 10 de outubro de 2013 - será sem dúvida mais um daqueles que deveriam servir de estudo para as futuras gerações nas faculdades. Daria sem dúvida uma boa tese.
Nas redes sociais muita gente tirou o dia para criticar os veículos do Sistema Mirante. Mas é a opinião de cada um e devemos respeitá-la.
Mas qual o motivo da crítica? Bem, ao afirmar que não houve arrastão hoje em São Luís e que tudo não passou de boato, todos os veículos do Sistema Mirante foram duramente e injustamente criticados. “A TV do Sarney não vai falar mal do governo da filha dele”, muitos disseram isso.
Pois bem. Aos que escreveram o que não viram fica o desafio. É muito fácil criar uma história como no mundo da ficção. Mas jornalismo não é ficção.
Como o Sistema Mirante poderia mostrar um arrastão que não aconteceu? Quem fez imagens? Fotografias? Quem viu? Fica o desafio. Eu, pelo menos não vi.
E não soube que nenhum outro veículo tenha mostrado o que não aconteceu. E que tenha sido criticado por tratar o assunto como boato.
Nas redes sociais, todos os jornalistas de várias TVs, rádios, jornais impressos e portais, escreveram sobre a existência dos boatos, ressaltando o perigo de levar falsas notícias à população.
Isso já aconteceu por aqui. Lembram da “Guerra dos Mundos”?
Fica o tema para discussão.
Comentários
Postar um comentário
Credibilidade é o nosso maior patrimônio
Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.
Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.
Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.
Jornalista Abimael Costa