Nome de facção criminosa e fotos de corpos mutilados ganham destaque e notoriedade

Será este o modelo de jornalismo social e transformador que queremos?


Infelizmente, alguns segmentos da imprensa maranhense - jornais e blogs - estão dando muita visibilidade para as ações de uma certa facção criminosa, dando destaque e publicizando atos ilícitos supostamente praticados por membros de tal grupo.

Alguns chegaram a divulgar um vídeo com a fala de um dos lideres ou o líder da facção criminosa, onde são feitas ameaças a grupos rivais dentro dos presídios. 

Agora há pouco foi publicado trechos da letra de um funk que faz apologia ao crime e enaltece o grupo criminoso. Um assalto ocorrido na manha desta quinta-feira (11), em uma concessionaria de veículos na av. dos Holandeses, foi divulgado por alguns comunicadores - que fizeram questão de destacar o nome do grupo - como uma ação da gangue, que ajudada por estes comunicadores, esta ganhando fama, destaque e impondo o medo e o terror na população.

É muito fácil para qualquer bandido se dizer membro de tal facção, já que o grupo criminoso vem ocupando lugar de destaque em parcela da mídia, que reserva espaços para o que considero um desserviço a comunidade.

Circulam também em vários blogs e jornais eletrônicos fotos dos presos assassinados em Pedrinhas na última rebelião, corpos mutilados, sem membros, em situações vexatórias e humilhante são expostos a exaustão.
As duas exposições e publicizações, tanto do grupo criminoso quanto o das fotos dos corpos sem vida e dilacerados, tem um objetivo, aumentar o numero de acessos, vender mais jornal, ganhar dinheiro e notoriedade. 

Ver fotos de corpos caídos, ensanguentados e dilacerados, vai servir para que? acrescenta o que? publicizar nome de facção criminosa swerve para que além de dá notoriedade para criminosos???





Comentários