Secretário Hildo Rocha prestigia aniversário de 399 anos de Icatu




O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha, participou, sábado (26), ao lado do prefeito José Ribamar Moreira Gonçalves (o Dunga do Caburé), de eventos alusivos ao aniversário de 399 anos de fundação de Icatu, a segunda cidade mais antiga do Maranhão. As solenidades foram prestigiadas pelo deputado estadual Eduardo Braide, prefeitos de municípios vizinhos e lideranças da região.

Para comemorar a data, a prefeitura municipal promoveu eventos religiosos, competições esportivas, show com banda de forró e inaugurou um busto em homenagem a Jerônimo de Albuquerque, primeiro comandante naval brasileiro, herói da Batalha Naval de Guaxenduba, ocorrida em 19 de novembro de 1614.

O monumento foi construído na praça principal da cidade local onde Albuquerque se entrincheirou com a tropa portuguesa que, sob seu comando, partiu de Icatu para expulsar os franceses que haviam invadido a cidade de São Luís.

Hildo Rocha destacou a importância história, cultural e econômica da cidade e ressaltou as parcerias institucionais que estão contribuindo para melhorar a vida dos moradores de Icatu. O secretário disse que em breve será iniciada a construção da estrada ligando a sede ao povoado Itapera e afirmou que até o início do próximo ano, a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) entrará em funcionamento.

“O reservatório e a caixa d’água estão prontos. Com a conclusão da rede adutora, e a instalação das bombas do sistema de captação, instalado no rio Santana, cerca de 90% da população passará a ter água tratada em suas casas”, destacou.

IV Centenário

Hildo Rocha declarou que, por determinação da governadora Roseana Sarney, em 2014, quando Icatu completará 400 anos de fundação, a cidade ganhará uma praça memorial referente ao IV Centenário. “A obra será realizada por meio de nova parceria institucional firmada entre o Governo do Maranhão e a prefeitura municipal”, ressaltou Hildo Rocha.

O deputado estadual Eduardo Braide também parabenizou Icatu pelos 399 anos de fundação e anunciou novas conquistas para a cidade. “Aproveito o aniversário da cidade para anunciar que, por meio de emenda de minha autoria, Icatu ganhará quatro quadras poliesportivas”, destacou Braide. “Icatu, a segunda mais antiga do Maranhão precisa resgatar o tempo que ficou pra trás, a cidade merece muito mais do que tem atualmente”, declarou o parlamentar.

Conquistas

O prefeito Dunga do Caburé ressaltou a importância da data, agradeceu a presença dos visitantes. Ele destacou as obras de calçamento, a instalação da Estação de Tratamento de Água, que está em fase de conclusão e da estrada do povoado Itapera, que será financiada com recursos do Tesouro Estadual por meio de parceria institucional firmada com o Governo do Estado.

“Hoje é um dia muito especial para nossa cidade. Estamos em festa para comemorar os 399 anos de fundação de Icatu, para celebrarmos as conquistas do nosso povo. A presença do secretário Hildo Rocha, do deputado estadual Eduardo Braide e dos prefeitos dos municípios vizinhos é motivo de orgulho para nós”, declarou.

Futebol

À tarde, o secretário Hildo Rocha, o prefeito Dunga do Caburé, o deputado Eduardo Braide e o prefeito de Humberto de Campos, Jose Ribamar Ribeiro Fonseca, se juntaram aos torcedores que lotaram o Estádio Municipal Arnaldo Melo para assistir a final Campeonato de Futebol de Icatu, disputada entre Santa Cruz e Juventus.

A partida terminou com vitória do Santa Cruz,pelo placar de 3 X 2. Os atletas da equipe campeã (Santa Cruz), e vice-campeã (Juventus) receberam medalhas, troféus e prêmios em dinheiro doado pela prefeitura de Icatu.

Comentários