SES e Sociedade de Mastologia promovem ações de prevenção do câncer de mama

Hospital geral se vestiu de cor de rosa para a campanha mundial de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama



O Movimento Internacional Outubro Rosa realizado no Maranhão, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional Maranhão promove, até o fim deste mês, diversas atividades que têm como finalidade despertar na população, em especial nas mulheres, a necessidade de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para tanto, estão programadas atividades que alertem para o combate ao câncer de mama. A campanha pela prevenção e diagnóstico precoce da doença, que acomete centenas de mulheres em todo Brasil, terá como um dos principais destaques a realização de mamografias. O atendimento será feito por mastologistas no mamógrafo móvel da SES, localizado na Maternidade Marly Sarney entre os dias 21 a 25 de novembro. As senhas serão distribuídas nos dias e no local do atendimento (Avenida Jerônimo de Albuquerque, Cohab).

Iluminação externa do Hospital Geral Tarquínio Lopes Filho com luzes cor de rosa; panfletagem para a população, inclusive na Maternidade Marly Sarney e Hospital Genésio Rêgo; e palestras voltadas para funcionárias do Hospital Geral e Marly Sarney - que poderão fazer suas mamografias, de acordo com a necessidade estabelecida pelo médico - também integram a programação do Outubro Rosa deste ano.

De acordo com a mastologista da SES e membro da Sociedade Brasileira de Mastologia, Gláucia Mesquita, o Outubro Rosa tem papel de destaque quando o assunto é câncer de mama. “O mais importante das ações que realizaremos no Outubro Rosa é despertar na população a consciência de que é importante a prevenção do câncer da mama, uma doença que tem grandes chances de cura de diagnóstica cedo. Para isso, as mulheres devem fazer os exames”, ressaltou a mastologista.

O Outubro Rosa aconteceu pela primeira vez no Maranhão ano passado, com atividades voltadas à prevenção e diagnóstico da doença. Em 2012 foram realizadas 1.100 mamografias e 200 exames de ultrassom. Mais de 1.300 mulheres passaram pela triagem realizada por enfermeiras capacitadas e destas, 400 foram encaminhadas aos mastologistas.

Movimento

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é realizado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento ganhou força com a aprovação pelo Congresso Americano da escolha de outubro como mês americano de prevenção do câncer de mama. Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a fomentar ações voltadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, denominando-as como Outubro Rosa.

Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa.

Comentários