sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Vai fazer as provas do ENEM? Veja aqui dicas importantes da SEDUC





Seduc dá dicas para candidatos ao Enem


Os candidatos que vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos próximos sábado (26) e domingo (27), devem ficar atentos para não serem eliminados por descuido. Algumas atitudes no momento da prova podem desclassificar o estudante: a principal delas é tentar copiar as respostas de outro candidato ou utilizar material externo como anotações e aparelhos eletrônicos.

De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Avaliação Escolar, 232.292 estudantes no estado farão a prova, o número de estudantes inscritos é 13,8% maior em 2013 em relação a 2012. No Brasil, mais de 7,11 milhões farão o Enem neste fim de semana. A prova será aplicada em 1.161 cidades do país, em 15 mil salas de aula.

As provas têm um total de 180 questões de múltipla escolha e uma redação. No sábado (26), os candidatos farão a prova de ciências humanas e a de ciências da natureza, ambas com 45 questões. O tempo mínimo para permanecer na sala de provas é duas horas, e o tempo máximo para resolver as questões é de quatro horas e meia.

Já, no domingo (27), o Enem aplica as provas de linguagens e códigos, que engloba português e língua estrangeira (inglês ou espanhol) e de matemática, além da prova de redação. Nesse dia, a duração máxima do exame é maior: cinco horas e meia. Em ambos os dias de prova, para levar o caderno de questões, o candidato só pode sair da sala de aula nos últimos 30 minutos de prova.

O que não levar

Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos. Por exemplo: calculadora, celular, tablet, iPod, iPad, pen drives, mp3 players, gravadores, relógios ou qualquer tipo de receptor ou transmissor de dados ou mensagens;

Não deixe nenhum objeto eletrônico no seu bolso. Se você levar algum desses objetos no dia da prova deverá guardar na embalagem que será fornecida pelo aplicador. Se for pego com eles durante a prova, ainda que não os esteja utilizando, poderá ser eliminado. A embalagem porta-objetos deverá ser lacrada, identificada pelo participante e mantida embaixo da carteira até a conclusão da prova.

Também não é permitido usar óculos escuros, boné, chapéus, gorros ou viseiras, e armas de fogo estão proibidas na sala de prova, mesmo que o candidato tenha porte de arma. A embalagem porta-objetos deverá ser lacrada, identificada pelo participante e mantida embaixo da carteira até a conclusão da prova.

O que não fazer

O participante não poderá fazer qualquer espécie de consulta ou comunicar-se com outros candidatos durante as provas; receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame fazer anotações relativas às suas respostas em quaisquer meios;

O participante não pode deixar a sala antes de duas horas do início das provas.

O que não esquecer

Assim que começar o exame, é importante conferir se não está faltando nenhuma página no seu caderno de provas;

As respostas das provas objetivas e o texto da redação deverão ser transcritos, com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, nos respectivos cartões de resposta e folha de redação, que deverão ser entregues ao aplicador da sua sala ao término das provas;

As provas do Enem têm diferentes cores - o conteúdo é o mesmo, o que muda é a ordem em que as questões aparecem. Não esqueça de marcar no cartão de respostas a cor do caderno de provas que você recebeu. Sem essa informação é impossível fazer a correção do gabarito que você marcou e a nota será zero;

Não se esqueça de assinar, nos espaços próprios, o cartão de resposta referente a cada dia de provas, a folha de redação, a lista de presença, a folha de rascunho e os demais documentos do exame;

Na capa do caderno de provas também estará escrita uma frase que você deve transcrever no cartão de resposta. Não esqueça de escrever a frase, caso contrário também será eliminado. Esse é um procedimento de segurança para conferir se a grafia bate com a da assinatura do candidato no documento de identidade.

Escolas da Rede Estadual que serão locais de aplicação do Enem 2013 em São Luís:

01 - Centro de Ensino Liceu Maranhense

02 - Unidade Integrada Governador Archer

03 - CE Governador Edison Lobão

04 - Colégio Militar Tiradentes

05 - CE Pio XII

06 - CE Lara Ribas

07 - Colégio Militar 2 de Julho

08 - UE Sagarana I

09 - EUSagarana II

10 - CE Professora Margarida Pires Leal

11 - UI Estado do Ceará

12 - UI Odylo Costa Filho

13 - UI Duque de Caxias

14 - CE Bernardo Coelho de Almeida

15 - CE Modelo Benedito Leite

16 - UI Estado de Alagoas

17 - UI Professora Maria Pinho

18 - UI Joaquim Gomes de Sousa

19- UI Arnaldo Ferreira

20 - UI Maria José Aragão

21 - UI Júlio de Mesquita Filho

22 - CE Menino Jesus de Praga

23 - CE Professor Barjonas Lobão

24 - CE Estado do Rio Grande do Norte

25 - CE Cidade Operária II - CEM II

26 - UI Barjonas Lobão - CAIC

27 - CE Professor Mário Martins Meireles

28 - CE Paulo VI

29 - UI Vovó Anália Araújo - anexo do Cintra

30 - CE Almirante Tamandaré

31 - UI João Pereira Martins Neto

32 - CE São José Operário

33 - CE José Justino Pereira

34 - CE Cidade Operária I - CEM I

35 - UI Cônego Ribamar Carvalho

36 - CE São Cristóvão

37 - CE Professora Maria do Socorro Almeida

38 - CE Cidade de São Luís

39 - CE Doutor João Bacelar Portela

40 - CEM Gonçalves Dias

41 - Centro Integrado Rio Anil (CINTRA)

42 - Centro Integrado Rio Anil (CINTRA) - anexo Vovó Anália

43 - UEB Governador Leonel Brizola

44 - UEB João de Sousa Guimarães

45 - UEB Professor Ronald da Silva Carvalho

46 - UEB Jornalista Neiva Moreira

47 - CE Y-Bacanga

48 - UI Japiaçu

49 - UE Cruzeiro do Sul

50 - UE Anjo da Guarda

51 - UI Sotero dos Reis

52 - CE Anjo da Guarda

53 - CE Professor Luís Rêgo

54- CE Manoel Beckman

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa