sexta-feira, 29 de novembro de 2013

E se no Brasil "BLACK FRIDAY" fosse "sexta-feira negra", faria o mesmo sucesso??



Você sabe o que significa o termo "BLACK FRIDAY" ?




"BLACK FRIDAY" significa "sexta-feira negra" em uma tradução literal para o português, foi criada por lojistas norte-americanos como uma ação para alavancar as vendas no ano de 2005.

Se no Brasil, o termo fosse usado literalmente "sexta-feira negra", como os defensores do "politicamente correto reagiriam? haveriam centenas de protestos, manifestações e falas de autoridades dos mais diversos movimentos, condenando a infeliz e politicamente incorreta frase.

Como "BLACK FRIDAY" é um termo da língua inglesa, nós os habitantes  colonizados de uma larga faixa do hemisfério sul, adoramos a frase, é chique pronunciar e participar então é a ultima moda. Só pronuncia e participa do "BLACK FRIDAY", quem é moderno, antenado e tem dinheiro no bolso para gastar.

A hipocrisia parece ser a principal "virtude" do ser humano, e quando vem associada a sub desenvolvimento, colonialismo e ao senso de vira lata, a cisa fica "preta". 

SAIBA MAIS SOBRE "BLACK FRIDAY"

O nome tem referências na economia norte-americana. Nos Estados Unidos, estar com o orçamento no “black” é um excelente sinal, sinônimo de muitos lucros. Seria algo como "estar no azul". Já a data, a última sexta-feira de novembro, a abertura do primeiro fim de semana após o feriado de Ação de Graças. No país, as lojas abrem mais cedo e milhares de pessoas fazem fila para poderem aproveitar as ofertas. 

O evento dá início ao período das compras de natal. Em 2013, a Black Friday será dia 29 de novembro. 

Além dos Estados Unidos, a ação de vendas vem sendo adotada por comerciantes de países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai.

No Brasil, a primeira versão do evento aconteceu em 2010, com ações de venda feitas por empresas de comércio online. Em 2012, o Black Friday Brasil ficou marcado pela maquiagem nos descontos. Para este ano, órgãos de defesa do consumidor prometem maior fiscalização para evitar que empresas aumentem os preços drasticamente dias antes do "dia de descontos".



  EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa