Fazer justiça com as próprias mãos resolve o problema da violência ?



Três tentativa de linchamento registrados esta semana em São Luis, chamam a atenção para o aumento da nefasta teoria de que é preciso fazer justiça com as próprias mãos para reduzir os altos índices de violência.

Na noite da ultima terça-feira (26), dois suspeitos foram cercados pela população no terminal de Integração da Cohab, - segundo populares, eles haviam tentado furtar alguns passageiros - um conseguiu fugir e outro foi agredido a chutes, socos e pontapés. Com a chegada da polícia, o homem foi encaminhado em estado grave para o hospital Municipal Socorrâo I.

No retorno da Forquilha, dois homens armados de faca e facão, que estavam em frente  a uma igreja evangélica, foram identificados por populares que temendo serem assaltados, decidiram desarma-los. depois de tomar as armas dos suspeitos os populares passaram a agredi-los violentamente, um dos homens foi encaminhado em estado grave para o hospital Municipal Socorrão I. O caso aconteceu por volta das 7h da manha de quarta-feira (27), horário em que é grande a quantidade de pessoas que circulam por aquela região.

Em outro caso, um assaltante armado com uma faca tentou assaltar duas pessoas que caminhavam na Lagoa da Jansen, entre os bairros do São Francisco e Ponta D’Areia, uma das vitimas reagiu, tomou a faca do assaltante e o golpeou varias vezes.

Diante dos casos acima expostos, as opiniões são as mais diversas. Muitos apoiam a iniciativa da população, de praticar justiça com as próprias mãos.  O que não faltam são justificativas para apoiar este tipo de comportamento, para muitos bandido bom e bandido morto, para outros, já que a policia prende em um dia e no outro eles estão soltos, só resolve matando. 

Alguns jornais, blogs e portais de noticiais, infelizmente, ajudam a fortalecer este tipo de comportamento nocivo em parte da população, quando afirmam ou insinuam em seus textos que a população já está cansada de tanta insegurança e impunidade e por isso decidem cada vez mais fazer justiça com as próprias mãos. Casos de linchamento são quase sempre glamourizados por parte da mídia, fato que contribui para incentivar o aumento deste tipo de
crime.

Quem participa de linchamento e tão criminoso quanto o vitima, afinal os tempos de barbárie e da lei do talião - "olho por olho dente por dente" - ficaram para trás, com a instituição do estado moderno de direito, o poder para julgar e condenar passa a ser atribuição do poder judiciário.

Baseado neste ponto de vista há de se perguntar:

Quem concedeu autoridade para que um grupo de pessoas se reúnam e executem um individuo apenas por suspeita de que ele tenha cometido algum crime ou esteja planejando agir de forma criminosa?

Se a moda pega, inocentes serão mortos apenas por serem suspeitos.  Ai entra os casos de racismo e discriminação, pessoas de cor negra, pobres e que moram em áreas de periferias são sempre considerados suspeitos.

Violência sempre vai gerar mais violência, a solução não é devolver com a mesma moeda, também não é normatizar a lei do talião - "olho por olho dente por dente", a solução passa pela organização da sociedade no sentido de pressionar as autoridades exigindo o aumento dos recursos destinados para a segurança, além de cobrar mais eficiência e resultados práticos no combate a criminalidade. 

A questão social também não pode ser ignorada, precisa ser encarada de frente.  Problemas como a falta de educação, saúde e infra-estrutura reduz a quase zero as condições para que os menos favorecidos tenham condições de competir em pé de igualdade em um mercado cada vez mais competitivo, uma vez excluídos, muitos destes sub cidadãos marginalizados, caem na vida do crime. 

Comentários