sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Publicar e dar destaque para este tipo de "NOTÍCIA" ajuda a fortalecer o estereótipo "Mulher objeto"




Uma mulher resolve tirar a roupa e fazer varias fotos de corpo inteiro, nua, pelada, como veio ao mundo, em seguida ela decide publicar esta fotos em uma rede social. A mulher em questão tem quarenta anos e mora em um pequena cidade do estado do Piaui.

De repente jornais grandes e pequenos, blogs e portais de noticias de todo o Brasil, publicam as fotos da mulher, como se fosse algo inédito, uma noticia muito importante, um fato que mereça ser divulgado a exaustão devido a sua notoriedade.

Alguns pontos precisam ser considerados neste caso:

01 - A mulher é maior de idade, portanto dona do seu corpo e tem total liberdade para ser fotografada e divulgar suas fotos aonde bem entender.

02- Ensaios fotográficos de mulheres e homens sem roupas, são divulgados diariamente através de sites e de revistas especializadas, alias este é mercado que movimenta milhões de reais, modelos, fotógrafos, revistas, todos são muito bem pagos pelo que fazem.

03- Porque que a mídia insiste em dar destaque para este tipo de noticia? o que isto tem de inédito ou de especial?   a quem interessa saber que A, B, C ou D tirou a roupa, divulgou fotos pelada nas redes sociais??

04 - Agindo desta forma a imprensa ajuda a fortalecer o estereotipo da "mulher objeto", além de incentivar crianças, jovens e adolescentes a a praticar tais atos, já que ao publicar e divulgar, glamoriza a ação e quem a praticou. 

05 - Duas jovens recorreram ao suicídio recentemente, depois que vazaram nas redes sociais, videos íntimos onde estas jovens apareciam. O ato de gravar este tipo de videos e fazer as fotos, é uma busca pela fama imediata, pelo glamour que vem através da divulgação feita pela mídia, que tem grande parcela de culpa nestas mortes prematuras.

06- Infelizmente, a busca pelos acessos, querer ser lido, acessado, vender a noticia, parecer ter superado todos os limites éticos e morais. Para este tipo de mídia, infelizmente, os fins justificam os meios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa