Secid e CEF assinam convênio para construção de casas do PNHR

Arthur Boueres, secretário adjunto, Hildo Rocha, secretário da Secid, Justimiano Dias, líder dos trabalhadores e Hélio Durant, da Caixa

Por meio de parceria firmada terça-feira (12), entre a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, a Caixa Econômica Federal e a Associação dos Produtores Rurais de Alto Alegre, município de Vargem Grande, 47 famílias serão beneficiadas com a construção de casas pelo PNHR - Programa Nacional de Habitação Rural.

A solenidade, coordenada pelo secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Hildo Rocha aconteceu no auditório da Secid, com a participação do secretário adjunto de Habitação, Arthur Boueres, do superintendente da Caixa Econômica Federal no Maranhão, Hélio Durant, do presidente da associação, Justimiano Dias e beneficiários do programa.

Metas

Hildo Rocha destacou que a meta estabelecida pela governadora Roseana Sarney prevê a entrega de 10 mil unidades habitacionais por meio do PNHR, até dezembro de 2014. O secretário disse que para alcançar essa meta a Secid, órgão responsável pela implementação de políticas públicas de habitação de interesse social no Maranhão, está trabalhando intensamente. "Já temos 1.800 projetos em fase de análise e até o final deste ano iremos firmar contrato com a Caixa Econômica Federal, órgão financiador do programa, para a construção de 5 mil casas", afirmou Rocha.

Resultados

O superintendente da CEF no Maranhão, Hélio Durant ressaltou que o Maranhão é o estado brasileiro recordista em contratos com o órgão. "A participação do Maranhão era inexpressiva. Felizmente conseguimos avanços extraordinários", declarou. "Em 2012, fechamos apenas 1.000 contratos. Este ano já atingimos a marca de 25 mil unidades", recordou.

Hélio Durant destacou a importância da Secid no trabalho de redução do déficit habitacional no estado. "A contribuição da Secid é valiosa. O suporte técnico que a instituição oferece para as associações e entidades organizadoras, ajuda na celeridade e faz com que os projetos cheguem à CEF sem problemas, sem erros, e, dessa forma, tudo acontece com mais rapidez", afirmou Durant.

O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Alto Alegre, Justimiano Dias, disse que a parceria vai proporcionar muitas mudanças. "Estamos tendo a oportunidade de mudar de vida. Essa parceria vai transformar a realidade local, melhorar a vida de pessoas humildes", declarou Justimiano Dias.

PNHR - Minha Casa Minha Vida Rural

O Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR tem como objetivo subsidiar a produção de unidades habitacionais aos agricultores familiares e trabalhadores rurais. A iniciativa abrange todos os municípios brasileiros independentemente do número de habitantes. Os recursos são oriundos do FGTS - Fundo de Garantia de Tempo de Serviços e são concedidos diretamente a pessoas físicas, trabalhadores rurais e agricultores familiares, organizados sob forma coletiva por uma entidade organizadora.

Comentários