Venha doar sangue - participe da Semana Nacional do Doador de Sangue















Hemomar realizar campanha de doação de sangue

Com o tema "Solidariedade corre nas veias. Doe Sangue!", o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) promove de segunda-feira (25) a sábado (30), a campanha de incentivo à doação de sangue em referência à Semana Nacional do Doador de Sangue. A abertura será às 9h de segunda-feira (25) na sala de recepção do Hemomar (Jordoa). 

Na segunda-feira se celebra o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, por isto o lançamento da campanha que tem como finalidade mobilizar doadores em uma época na qual geralmente ocorre a diminuição no número de doações, enquanto aumenta a necessidade de sangue para atendimento de urgências. Por este motivo é que o Hemomar necessita manter estoque adequado ao atendimento de toda demanda hospitalar para transfusões de sangue.

Durante o período de campanha o Hemomar espera aumentar a média diária de comparecimentos, com adesão de novos voluntários e retorno dos doadores regulares. "A participação da população é de extrema importância para manter estoque de sangue, especialmente neste período próximo ao fim do ano, quando é previsível a diminuição do número de doadores por motivo de festas e férias", alerta o diretor do Centro, Dario Nicolau.

Após o lançamento oficial da campanha, a partir das 10h, haverá ação de divulgação sobre doação de sangue no Shopping da Ilha. Na ocasião serão feitas panfletagem e orientações em stand com participação do 4º Grupo de Escoteiros Visconde de Cayru e da Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão.

Neste mesmo dia, a unidade móvel de coleta do HEMOMAR estará na empresa Vale, no Anjo da Guarda. No dia 26 a unidade móvel de coleta será direcionada para o Boqueirão, também na Vale e dia 30 será a vez da Igreja Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Cohatrac, receber a unidade. 

Quem preferir poderá comparecer ao hemocentro, localizado na rua 5 de janeiro s/nº- Jordoa, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h e aos sábados das 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo disque sangue: 0800-2806565 e 3216- 1134.

Os doadores devem, no dia da coleta, estar alimentado, ter dormido bem na noite anterior à doação (mínimo 6 horas) e não ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação. Para ser um doador de sangue é preciso estar bem de saúde, ter idade entre 16 a 67 anos (menores de idade só doam mediante autorização do responsável legal), ter peso acima de 50 kg e apresentar documento de identificação emitido por órgão oficial.


PROGRAMAÇÃO:


DIA
Horário
ATIVIDADE
LOCAL




25



9 h
Lançamento da campanha no Hemocentro/ Mídia
Mensagem aos doadores/ Direção do Hemomar e  Setor de Captação de Doadores
Apresentação teatral/ Grupo LUARTE / UFMA
Coffee break


Salão da recepção/ Coleta

10 às 18h
Ação de divulgação sobre doação de sangue no Shopping da Ilha (Panfletagem e orientações em stand com participação do 4º Grupo de Escoteiros “ Visconde de Cayru e  da LAHEMA -UFMA – Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão)

Shopping da Ilha ( 1º piso)
8 às17 h
Coleta Externa/ Unidade Móvel/ parceria Empresa VALE
VALE/ Anjo da Guarda
26
8 às 17 h
Coleta Externa/ Unidade Móvel/ parceria Empresa VALE
VALE/ Boqueirão
30
8 às 17 h
Coleta Externa/ Unidade Móvel/ parceria Igreja N. S. de Nazaré
Bairro Cohatrac
               

Comentários