sexta-feira, 29 de novembro de 2013

VI Congresso Brasileiro de Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares é realizado em São Luís









Evento reuniu grandes expoentes da cirurgia geral nacional e internacional. O objetivo foi debater temas dessas especialidades e contribuir para o crescimento científico.

A cidade de São Luís sediou, na última semana, o VI Congresso Brasileiro de Cirurgia do Fígado, Pâncreas e Vias Biliares. O evento faz parte do calendário oficial do Capítulo Brasileiro da International Hepato-Pancreato-Biliary Association (CB-IHPBA) e abordou temas dessas especialidades, com convidados nacionais e internacionais, sendo uma oportunidade de atualização de conhecimentos dos estudantes, residentes e profissionais da área da saúde. 

O congresso, com patrocínio do Conselho Regional de Medicina-Ma, foi coordenado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, pelo presidente do CB-IHPBA, Carlos Eduardo Rodrigues Santos (RJ) e pelo presidente do Congresso, Orlando Jorge Martins Torres (MA), que elaboraram uma vasta e rica programação que abrange, desde temas mais simples, como o tratamento da litíase biliar (solidificação da bile - suco digestivo - dentro da vesícula biliar), até os mais complexos, como cirurgias do fígado e pâncreas por videolaparoscopia, procedimentos vasculares e transplantes, abordados através de apresentação de casos clínicos.

Segundo o Dr. Carlos Eduardo Rodrigues, presidente do CB-IHPBA, o congresso tem, por finalidade, a atualização terapêutica cirúrgica e clínica, com ênfase nos novos tratamentos das doenças do fígado e do pâncreas benignas e malignas. “Com mais de cinquenta especialistas nacionais e mais dois conceituados médicos do exterior, o evento é uma grande oportunidade para acesso aos avanços da medicina, além da abertura de portas para o aperfeiçoamento em serviços médicos no Brasil e em todo o mundo”. 

De acordo com o presidente do Congresso, Dr. Orlando Torres, “A classe médica está cada vez mais preocupada em estudar e avaliar doenças que envolvem o fígado, sendo hoje o procedimento mais complexo da cirurgia moderna”. “Neste ano, o congresso buscou fomentar em cada médico a preocupação com a orientação dos pacientes em relação às doenças do aparelho digestivo, com o diferencial de oferecer um melhor tratamento, acompanhado das novas tecnologias utilizadas no campo da medicina”, comentou.



O proctologista e membro do membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Dr. Santiago Servin, que presidiu a discussão sobre Cirurgias do fígado, dentre eles a metástase não colo retais e não neuroendócrinas, ressaltou que esta área de atuação em cirurgia é a que mais cresce no mundo. “Foi uma ocasião em que especialistas nacionais e internacionais trouxeram novas discussões acerca das problemáticas das doenças do câncer, promovendo atualização e troca de experiências entre os cirurgiões”, avaliou o Dr. Servin.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André