Acidente envolvendo QUATRO motos resulta em SEIS mortes
Nas ultimas doze horas, seis pessoas perderam a vida em acidentes de transito envolvendo motocicletas no Maranhão.
As vitimas foram identificados como sendo:
Josélio Ribeiro Fernandes, 37 anos;
Davi Vieira da Silva, 19 anos
Francisca das Chagas Gonçalves, 18 anos.
Domingos José dos Santos e Santos, 38 anos,
Domingos Alves, 54 anos
Edílson Santos Diniz.
Foram três acidentes e sete vitimas. Seis morreram antes de serem socorridos e a sétima vitima foi encaminhada em estado grave para o hospital.
Na cidade de Caxias, município localizado a cerca de 360 km da capital maranhense, duas motocicletas, uma Honda FAN 125 e uma Honda Bros, bateram de frente, os três ocupantes tiveram morte instantânea. acidente aconteceu por volta das 21h na AV. Central do bairro Refinaria.
Devido a violência do impacto e estado em que ficaram os corpos a policia acredita que as duas motos desenvolviam alta velocidade no momento do acidente, ainda segundo os polícias, uma das motos envolvida mo acidente trafegava com as luzes apagadas, o que pode ter causado a fatalidade.
As vítimas foram identificadas como: Josélio Ribeiro Fernandes, 37 anos; Davi Vieira da Silva, 19 anos e Francisca das Chagas Gonçalves, 18 anos.
Em um outro acidente na manhã desta segunda feira (09), na Av. Dos Africanos, em São Luis, duas pessoas morreram depois que o condutor perdeu o controle da moto bateu no canteiro central da avenida, próximo a um redutor de velocidade. Condutor e carona tiveram morte imediata, eles foram identificados como:
Domingos José dos Santos e Santos, 38 anos, é sobrinho de Domingos Alves, 54 anos. Ambos são do município de Humberto de Campos.
Na mesma área, na semana passada aconteceu um acidente com uma viatura da Polícia Militar. Neste acidente, três policiais saíram feridos.
Ainda na manha desta segunda, após uma ultrapassagem indevida, na BR-135, próximo ao colégio do Sesi, perimetro urbano de São Luis, um caminhão atingiu uma motocicleta que transportava duas pessoas, o condutor da moto, Edilson Santos Diniz, morreu no local,, o carona foi socorrido com ferimentos, mas não corre risco de morte.
Aumentou em 263,5% o numero de mortes em acidentes envolvendo motos no Brasil nos últimos dez anos, segundo dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), criado pelo Ministério da Saúde.
O número de vítimas fatais em acidentes com motos é bem maior que o de mortos por acidentes de trânsito em geral, que envolve carros, caminhões, ônibus, pedestres.
Existe uma perversa combinação de fatores que contribuem para aumentar esta estatística macabra, porém eles por si só não são suficientes para explicar tamanha tragedia. Alguns destes fatores são:
- Os baixos preços das motocicletas
- Facilidades de financiamento
- Aumento do numero de carros, com o congestionamento de ruas e avenidas o que leva as pessoas a procurar um meio de transporte mais econômico, e mais rápido
- Falta de habilitação dos condutores
Porém o motivo principal de todas estas mortes violentas, é a falta de fiscalização por parte das autoridades, parece existir uma certa complacência, um descaso, aqueles que deveriam fiscalizar com rigor, fecham os olhos para o problema, assim os condutores sentem se a vontade para pilotar motos sem capacete, sem CNH - Carteira Nacional de Habilitação, ingerir bebida alcoólica e dirigir em ruas e avenidas, rodovias MAs e BRs, colocando em risco a sua vida e de pedestres, garupas e de outros condutores.
E necessário que medidas urgentes sejam tomadas para reduzir esta matança programada e anunciada. Programas de educação e conscientização para uma direção responsável e defensiva, nas escolas, igrejas, associações de moradores. Fiscalização intensiva por parte das autoridades, com tolerância zero para irregularidades que podem custar vidas, pesadas multas, apreensão de veículos e dos condutores em casos de infrações mais graves.
Estas medidas diminuiriam o numero de vitimas, além de desestimular outros de infligir a lei.
Comentários
Postar um comentário
Credibilidade é o nosso maior patrimônio
Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.
Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.
Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.
Jornalista Abimael Costa