São Luís comemora nesta segunda (09), o Dia Internacional contra a Corrupção




A Controladoria Geral da União (CGU) e os órgãos que compõem a Rede Institucional de Controle e entidades promovem nesta segunda-feira (09), evento de celebração do Dia Internacional contra a Corrupção 2013.

A programação terá início com o lançamento de selo comemorativo na agência central do Correios. À tarde, haverá mobilização popular na Praça Deodoro, no centro da cidade, com distribuição de cartilhas e folders e apresentação de artistas locais.

O evento é aberto à participação de todos os interessados. Com a iniciativa, a CGU, órgãos de controle e entidades pretendem ampliar a divulgação das ações voltadas para o combate à corrupção e sensibilizar a população sobre a importância do controle social. É uma oportunidade também para chamar a atenção da sociedade maranhense sobre a importância dos valores éticos, da cidadania e da participação política, dentro da visão de que o combate à corrupção não é apenas um trabalho dos órgãos de fiscalização, mas tarefa de todos.

O nove de dezembro, Dia Internacional contra a Corrupção, é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida. A proposta de criação do Dia Internacional contra a Corrupção foi apresentada pela delegação brasileira à época da votação da Convenção. Foi nesse dia, no ano de 2003, que mais de 110 países assinaram a Convenção, entre eles o Brasil.

O Congresso Nacional brasileiro aprovou o texto da Convenção em maio de 2005. No dia 31 de janeiro de 2006, a Convenção foi promulgada, passando a vigorar no Brasil com força de lei. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União o órgão responsável pela implementação da Convenção. Desde então, todos os anos a CGU promove celebrações do Dia Internacional contra a Corrupção em todas as capitais do país.

Veja a programação completa:

PROGRAMAÇÃO

Data: 09/12/2013

9h às 11h30-Lançamento do selo comemorativo ao Dia Internacional Contra a Corrupção

Local: Direção Regional dos Correios (Praça João Lisboa, 292, Centro)

14h às 17h30-Mobilização popular com atrações culturais, ações de cidadania e distribuição de cartilhas e folders.

Local: Tenda em frente ao Banco do Brasil (Praça Deodoro, Centro)

CONFIRME SUA PRESENÇA:
         
DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO

Comentários