Divulgar vídeo de presos decapitados é um ato de completa selvageria




O governo do Maranhão classificou ontem como "um ato de completa selvageria" as imagens da decapitação de presos durante uma rebelião no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. A gestão da governadora Roseana Sarney (PMDB) também criticou a divulgação do vídeo, veiculado pela Folha.

"Divulgar esse tipo de gravação é repudiante, pois só corrobora com uma ação no mínimo criminosa, com apelo sensacionalista e que fere todos os preceitos dos direitos humanos e as leis de proteção ao cidadão e à família [dos detentos mortos], que se veem novamente diante de uma exposição brutal", disse o governo, em posicionamento assinado pela Secretaria Estadual de Comunicação.

Após receber o texto, a reportagem telefonou para a assessoria de comunicação do governo para esclarecer se o repúdio mencionado pela administração se referia aos presos que divulgaram o vídeo feito durante a rebelião de 17 de dezembro passado ou à Folha, que veiculou as imagens ontem. A resposta foi que "o governo está se referindo tanto à Folha quanto a quem compartilhou [as imagens], de uma forma geral".

O governo afirmou ainda que o Serviço da Inteligência da Polícia Civil investiga a origem dos vídeos e os responsáveis por imagens de Pedrinhas distribuídas na internet.

Entre as medidas que a gestão disse ter tomado para devolver a normalidade ao sistema prisional estão o reforço da segurança interna nos presídios da região metropolitana da capital e a criação de uma comissão de investigação.

Segundo o governo, esse grupo foi criado após o Conselho Nacional de Justiça ter denunciado violações de direitos humanos dentro do complexo. "O Governo do Maranhão reafirma que sempre agiu em conjunto com todos os setores e órgãos que atuam na defesa dos direitos humanos e daqueles que promovem a garantia da justiça e segurança."


Jornal O Estado 08/01/14

Comentários