"Ele seria a pessoa menos indicada para processar um jornalista" diz Doutor em comunicação


Ed Wilson Araújo

Interessante o artigo do  jornalista Ed Wilson Araújo, publicado neste domingo (16), em seu Blogue, com o titulo "Leões comemoram processo de Flavio Dino contra jornalista do Sistema Mirante"

As criticas de Ed Wilson que é dinista e integrante da Resistência Petista, são pertinentes e sensatas, vale lembrar que alem de jornalista, ED Wilson também é mestre em Educação, doutorando em Comunicação pela PUC-RS, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Diretor de Formação da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (ABRAÇO-MA).


O jornalista tem respaldo para criticar a ação intempestiva e ditatorial do ex deputado, e o faz com propriedade, apresentando argumentos lógicos e consistentes, que lançam por terra os falhos argumentos contrários. Aqui não cabe o argumento de que a critica parte do governo ou de algum jornalista do grupo, ao contrario, ela vem de alguém da área de comunicação e que milita há muito tempo na oposição, portanto é um discurso autorizado e digno de credibilidade, pela autoridade e o conhecimento de causa de quem o escreve.

LEIA ABAIXO O ARTIGO DO  JORNALISTA ED WILSON

Eleição, às vezes, é decidida em um detalhe. No Maranhão, essa minúcia pode ser construída artificialmente ou originada por erros dos próprios candidatos.
Repentinamente, os pormenores transformam-se em fatos relevantes, porque acionam dispositivos até então ocultos nas batalhas eleitorais.

Quando todos os ventos pareciam favoráveis ao pré-candidato Flavio Dino (PCdoB), eis que surge um processo do comunista contra o jornalista Marco Aurélio d’Eça – destacado atacante do Sistema Mirante na internet e no jornal O Estado do Maranhão.

A coordenação da campanha de Luis Fernando Silva (PMDB), reunida no Palácio dos Leões, vibrou quando soube do processo judicial.

Na interpretação dos estrategistas do governo, Dino demonstrou insegurança, como se tivesse escorregado na casca de banana deixada de propósito em uma das calçadas destruídas de São Luís.

O processo é motivado pelos textos de d'Eça relacionados ao caos no sistema penitenciário do Maranhão, nos quais acusa Dino de tirar proveitos eleitorais com a onda de violência dentro e fora dos presídios.

O jornalista abusou das interpretações, Dino sentiu os golpes e decidiu dobrar d'Eça na Justiça.

VENTO E VENTANIA

Considerando que Flavio Dino lidera as pesquisas com folga, podendo até ganhar no primeiro turno, o processo foi um erro e virou uma arma nas mãos dos adversários.

É só uma questão de tempo para o conflito judicial ser usado contra Dino, atribuindo a ele os adjetivos de carrasco, perseguidor de jornalistas, censor, ditador etc, adicionados ao grotesco título de “chefão do comunismo”.

Flavio Dino tem fama de autoritário, traço característico da magistratura, onde ele militou como e juiz federal e antes advogando.

Nas circunstâncias de candidato a governador pelo PCdoB, partido onde vigoram o centralismo democrático e resquícios do stalinismo, ele seria a pessoa menos indicada para processar um jornalista fiel a Sarney.








Comentários