Inaugurada a primeira Residência Inclusiva do Maranhão




A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) participou, na ultima sexta-feira (08), da inauguração da primeira Residência Inclusiva do estado do Maranhão.

A residência, instalada no município de Caxias, tem o objetivo de ofertar Serviço de Acolhimento Institucional, no âmbito da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do SUAS, conforme estabelece a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais e integra o Plano Viver sem Limite, no Eixo Inclusão Social.

A Residência Inclusiva vai acolher jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência, prioritariamente beneficiários do BPC, sem retaguarda familiar ou que estejam se desvinculando de instituições de longa permanência.

Além de técnicos da assistência social de Caxias, participaram do evento a Superintendente das Ações de Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade da Sedihc, Priscimar Araujo, e Guadalupe Barros, Superintendente de Promoção em Direitos Humanos.

Guadalupe enfatizou a importância do trabalho ofertado nas Residências Inclusivas: "Considerando o desenvolvimento das capacidades adaptativas à vida diária, o alcance do maior nível de autonomia, novos projetos de vida dos seus usuários, além da participação social e comunitária", disse a superintendente.

Comentários