sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Isso é jornalismo?




Alguns Blogues e Portais de noticia estão divulgando nesta sexta-feira (14), em tom de alarde um tal código de uma certa facção criminosa que vem agindo na capital maranhense. 

O que temos? uns rabiscos escritos em caderno, digo rabiscos porque a letra é horrível, e alguns códigos ou normas, cerca de 30 para ser mais preciso, que dizem nortear ou disciplinar a tal organização. Alguns escrevem em destaque o nome de tal organização, outros publicam um desenho que dizem ser a marca de tal grupo.

É lamentável que alguns blogueiros e jornalistas se prestem ao papel de dar publicidade e destaque a grupo criminosos, publicizando a marca, o nome, o estatuto e destacando os lideres. Este tipo de publicação é uma clara apologia ao crime, é a glamourização do crime organizado. O jovem adolescente que ler estes destaques sente se atraído, deseja ser destaque no grupo criminoso, os membros do grupo sentem se mais orgulhosos e cheios de so, afinal agora são destaque nos jornais, portais e blogues, a população sente se amedrontada e aterrorizada com tais destaques.

Recomendo a leitura do texto publicado do site Observatório da Imprensa:


"Nem sempre o que a imprensa faz é jornalismo, e, cada vez com mais frequência, o jornalismo costuma ser encontrado fora do sistema que chamamos de imprensa."
Luciano Martins Costa 

Afinal,  aonde foi para o papel social da imprensa??? 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa