Parece que 1º de fevereiro de 1965 foi ontem




Como diz o grande Cazuza, "Porque o tempo, o tempo não pára", A impressão que tenho é que cheguei aqui ontem, mas desde que cheguei, a terra já deu 49 voltas completas as redor do sol.

Segundo o nosso calendário gregoriano, aqui cheguei no dia 1º de fevereiro de 1965, as 20h de uma segunda-feira chuvosa. Até quando vou ficar aqui ? isso é uma icógnita, o que sei é que é muito bom estar aqui, e que estes 49 anos foram muito bem vividos.

Nestes 17.910 dias, passei por milhares de experiencias maravilhosas, ao lado de pessoas especiais enviadas para estar ao meu lado e caminhar junto comigo.

Cada uma destas pessoas contribuíram de modo especial para formar minha personalidade e me transformar no que sou hoje.O resultado de tudo isso é que com os cabelos ficando grisalhos e cada vez mais escassos, a mente está cada dia mais inquieta, há um sentimento crescente de urgência, é preciso fazer sempre mais em um tempo cada vez menor e com a responsabilidade de fazer bem feito, afinal quanto tempo ainda vou ficar aqui?

Aos 49 anos, as duvidas, incertezas e frustrações são cada vez maiores, vivo de forma cada vez mais intensa em um mundo interior, conversando comigo mesmo, as reflexões, ponderações e analises, passam a fazer parte do cotidiano, há uma luta cada vez mais intensa com meus fantasmas e monstros interiores.

Estas lutas cada vez mais constantes trazem como consequência o tão esperado amadurecimento e derrubam o mito de que com o passar dos anos as certezas e convicções se concretizam. A impressão que tenho é que se volta aos tempos da adolescência, passamos a questionar a tudo e a todos, por outro lado as pessoas dispostas a nos ouvir ou dar atenção aquilo que temos para dizer vão ficando cada vez mais escassas.

Claro que com a bagagem adquirida ao longo dos anos, fica "mais fácil" analisar os fatos, não sei se isso é bom ou ruim, mais ajuda muito. Hoje me sinto mais preparado, confiante e capacitado para enfrentar os inúmeros desafios da vida, do que há 5, 10 ou 20 anos atrás. Minha idade mental é de um adolescente me plena efervescência. O conceito ou preconceito de que passou dos 40 anos de idade o individuo já está velho, e por consequência descartado, é uma convenção social do mundo capitalista ocidental.

Vai ficando cada vez mais fácil entender escritores como Rubem Alves, José Saramago, Nelson Rodrigues, Fernando Pessoa, Friedrich Nietzsche e Clarice Lispector entre outros. Espero continuar aqui por muito tempo, afinal ainda tenho muito o que aprender, e muito para realizar, sonhos e conquistas nascem a cada instante, a impressão qie tenho é que minha missão está apenas começando. 

Aos 49 e caminhando para os 50, afinal o pontapé inicial para os 50 foi dado neste sábado (1º), registro aqui um agradecimento especial ao meus pai - in memoriam - e a minha mãe que está firme e forte na luta. 
Agradeço de modo especial a minha esposa Gracimar Aguiar Pereira, que me atura já há 32 anos, aos meus filhos, Rafael Aguiar, Daniel Aguiar,Adriano Aguiar,Julia Gracyelle, noras Karleane Spindola Aguiar, Velca Aguiar, Paloma Magalhães e netos, Daniel Aguiar Pereira Filho, Maria Clara Spindola Aguiar, Lucas Aguiar e Ana Camile. 

Aos amigos, confrades, leitores e companheiros de luta, muito obrigado de coração por ler aquilo que escrevo e por me concederem a honra de ser amigo de cada um de vocês. 

Agradeço de coração a cada mensagem enviada, vocês fazem a vida ser especial, impar, única e diferente.

CAMINHANDO FIRME RUMO AOS 50

Comentários