terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Sistema de segurança da prefeitura falhou? Assalto a cinco ônibus no Terminal da Praia Grande




Como acontece todos os dias e portanto já não é mais nenhuma novidade, alguns  jornalistas/blogueiros - assessores da "oposição do Maranhão" carregam nas tintas quando o assunto e violência e criminalidade na Grande São Luis, o objetivo deste pessoal é claro e direto, eles tentam com isso criar um clima de panico e terror entre os ludovicenses com isso imaginam desgastar e desqualificar a imagem das forças de segurança, atingir o secretario de Estado da Segurança Aluísio Mendes e a governadora Roseana Sarney, por tabela tentam vender o produto deles que é o ex deputado e ex juiz FD como a solução milagrosa para todos os problemas e crises.
Pois bem uma destas postagens publicadas nesta terça-feria (25), chama a atenção: 



Segundo o texto "cerca de de dez bandidos assaltaram cinco coletivos em uma ação sincronizada. "Agora com a modalidade de assaltos simultâneos praticados nos terminais de integração, como o registrado ontem, o clima de insegurança no sistema de transporte coletivo da capital maranhense ficou ainda maior".

O que eles esqueceram de dizer, publicar ou explicar foi  aonde está a segurança dos terminais, tão propagada e alardeado pelo prefeito através do site da prefeitura? confira as duas postagens e tire suas próprias conclusões: 

A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) adquiriu detector de metais que serão utilizados pela Guarda Municipal nos cinco terminais de integração de São Luís. A ação conta com a parceria da Secretaria de Trânsito e Transporte (SMTT) para coibir o acesso com porte de arma de fogo nesses locais. O uso dos equipamentos será feito por amostragem.
“Inicialmente estamos tentando evitar que as pessoas tenham acesso aos terminais portando armas. Devido ao grande fluxo de pessoas não dá para fazermos a abordagem de todos os usuários. Então vamos proceder através de amostragem”, explica o secretário adjunto de Segurança com Cidadania, George Bezerra.
O primeiro passo da amostragem será feito na portaria de acesso ao terminal.  A ideia é que em seguida sejam feitas revistas nas próprias plataformas dos ônibus, antes destes deixarem o terminal. “Temos que mostrar à população que a Guarda Municipal está fazendo revista na entrada. Assim começamos a coibir o porte de arma”, diz George Bezerra.
O reforço de ações de segurança nos terminais será assunto de reunião na próxima segunda-feira (11), com participação de representantes das secretarias municipais de Segurança com Cidadania, de Trânsito e Transporte (SMTT), Sindicato das Empresas de Transporte (SET), Blitz Urbana e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
No terminal do São Cristovão, para onde convergem 51 linhas de ônibus da região da Cidade Operária e zona rural de São Luís, o comandante Sanchez Mendes usa o detector de metais desde o início da semana. O aparelho vai contribuir para aumentar o número de apreensões no interior do terminal. A maioria das apreensões é de armas brancas.
“As armas apreendidas e seus portadores são encaminhados para a delegacia de Polícia do São Cristovão. Nos finais de semana são encaminhadas para a Delegacia da Cidade Operária”, explica Sanchez. Cada guarnição é formada por três guardas municipais e um motorista. A jornada de trabalho é de 24 horas integrais.
A própria Guarda Municipal registra em boletim as ocorrências desta natureza, bem como os casos de envolvidos em agressões e crimes de natureza violenta. Segundo George Bezerra na revitalização dos terminais, equipamentos de maior porte serão instalados nas portarias. “Vamos ver se em 2014 todos os terminais já terão equipamentos de mais precisão”, afirma o secretário adjunto de Segurança com Cidadania.  
A iniciativa teve o apoio dos usuários do terminal, a exemplo de Walter Durans, morador as Vila Brasil, região da Cidade Operária, que defendeu a utilização do equipamento e a abordagem da Guarda Municipal. “A Guarda Municipal tem que trabalhar aliada com a Polícia Militar. Acho que o detectador de metais é uma boa medida para garantir a tranquilidade da população”, afirma o técnico em contabilidade. 
    A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), implantou nesta semana o serviço de segurança particular nos cinco Terminais de Integração de São Luís. O novo serviço será feito 24 horas por dia, de domingo a domingo, com agentes de segurança privada e terá como finalidade reforçar as ações que já são realizadas pela Guarda Municipal e as intervenções periódicas realizadas pela Blitz Urbana.
    Atualmente circulam pelos terminais de integração da Praia Grande, Cohama/Vinhais, Cohab/Cohatrac, São Cristóvão e Distrito Industrial uma média diária de 740 mil usuários do sistema de transporte urbano, chegando a uma média mensal de 20 milhões de usuários.
    Diante dessa realidade, a SMTT visa proporcionar aos usuários do sistema de transporte coletivo de São Luís uma permanência de espera mais segura e tranqüila, dia e noite nos terminais, na ida e volta para casa ou para o trabalho.
    Os cinco Terminais de Integração vêm passando por levantamento detalhado das condições atuais para que sejam realizadas ações  que visem reestruturar e trazer melhorias significativas, tais como reforma dos banheiros e consertos de grades, tendo em vista a segurança e o conforto dos usuários. Já foram iniciadas ações emergenciais como capina no entorno dos terminais, pintura de meio-fio e lavagem interna e externa de toda a área.
    Para a secretária Myriam Aguiar, o reforço de segurança 24 horas nos terminais, juntamente com o trabalho da Guarda Municipal e Blitz Urbana que já é realizado, estão em sintonia com o objetivo que tem a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior em melhorar a qualidade de vida dos usuários de transporte coletivo de nossa capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa