quinta-feira, 17 de abril de 2014

"A máscara de bom moço do Flávio Dino caiu no dia 15 de abril", diz Integrante do Diretório Nacional do PT

BERENICE GOMES: “O PCdoB FEZ UMA ALIANÇA COM O ATRASO”




Integrante do Diretório Nacional do PT, a bibliotecária e professora universitária Berenice Gomes diz que o PT maranhense terá que se reinventar. Ex-assessora da Vice-Governadoria, onde atuou na relação com os movimentos sociais, a dirigente afirma que o partido precisa “refletir sobre a formação de novas lideranças”. 
Com atuação no Ministério do Desenvolvimento Agrário, Berenice Gomes faz crítica ao governo estadual por ter enfraquecido a política de desenvolvimento rural e ainda não ter aprovado um Plano Estadual de Apoio à Agricultura Familiar.
Sobre a aliança da legenda com o PMDB no estado, a dirigente petista diz há muitas questões de divergência programática a aliança com os peemedebistas, mas “no momento certo vamos apresentar quais são as propostas que defendemos, pois queremos um modelo de desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social, com distribuição de renda e justiça social”.
A petista fez críticas a aliança do PCdoB com o PSDB que assegura palanque para Aécio Neves no estado. “Nós temos resoluções claras sobre a nossa estratégia e a política de alianças que não cabem o PSDB. O candidato do PCdoB já fez a escolha dele pelo palanque que cabe Aécio Neves e Eduardo Campos”.
Berenice Gomes relembra que “este mesmo método, o PCdoB adotou em 1995 aqui no Maranhão quando apoiou e compôs o governo Roseana Sarney, ocasião em que ela era do PFL (hoje DEM), portanto da base do governo Fernando Henrique (PSDB). Quando o grupo Sarney rompe com o PSDB, coincide com o momento em que o PCdoB faz a ruptura com o grupo Sarney e torna-se oposição”. 

Leia os principais trechos da entrevista.



17 DE ABRIL DE 2014 ÀS 07:53


Maranhão 247 - Como você analisa o atual cenário político no Maranhão?

Berenice Gomes - O cenário é complexo e contraditório. Não podemos analisa-lo somente movido pelos discursos ‘Anti-Isso’ ou ‘Anti-Aquele’, apenas personalizando e demonizando os agentes políticos. Colocar como principal elemento político ser contra o grupo Sarney é resumir a leitura política da esquerda, pois isso até os setores conservadores da mídia que antes defendiam o Sarney o faz, curiosamente, após o mesmo ter apoiado o ex-presidente Lula e optado por dar sustentação política aos seus dois mandatos e ao da presidente Dilma. 

MA 247 - E esta aproximação do PCdoB com o PSDB é um ataque projeto nacional?

Berenice - Não é a primeira vez que o PCdoB no Maranhão confunde a sua análise política. Ao invés de adotar a dialética como método, faz uso da forma pragmática ao considerar o projeto local acima do interesse nacional. A questão agora deixa de ser local e tornou-se nacional, à medida que o candidato do PCdoB trouxe para a cena o apoio do Aécio Neves, adversário do PT e do projeto nacional dos setores progressistas.
Mas só para lembrar, este mesmo método, o PCdoB adotou em 1995 quando apoiou e compôs o governo Roseana Sarney, ocasião em que ela era do PFL (hoje DEM), portanto da base do governo Fernando Henrique (PSDB). Quando o grupo Sarney rompe com o PSDB, coincide com o momento em que o PCdoB faz a ruptura com o grupo Sarney e torna-se oposição.
Portanto, a máscara de bom moço do Flávio Dino caiu no dia 15 de abril com o encontro dele com Aécio Neves e a direção nacional do PSDB. E mais: após esta divulgação ele, se pôs a atacar o PT nas redes sociais tentando justificar uma escolha que ele já vinha construindo.

MA 247 – Mas, o PCdoB justifica a aliança com o PSDB, como esta sendo semelhante ao que ocorreu no Acre onde o PT e os tucanos são aliados.

Berenice - Isso é uma falácia, coisa de quem está envergonhado por se aliar o que há de mais atrasado na política local e nacional. Essa ‘justificativa’ do PCdoB não se sustenta, é uma criação da cabeça do presidente estadual do partido, Márcio Jerry. No Acre houve uma aliança para combater o tráfico e o crime organizado. Havia uma outra conjuntura, inclusive a aliança foi aprovada tanto pela direção nacional do PT, quanto do PSDB. 

MA 247 - Então a consolidação da aliança PCdoB/PSDB foi uma espécie de resposta de Flávio Dino a Lula pelo ex-presidente ter recebido o ministro Lobão e senador Lobão Filho?

Berenice - Tudo indica que criaram essa desculpa de que Flávio Dino teria adotado este caminho após ter sido descartado pelo Lula, com a divulgação das fotos do ex-presidente com o ministro Edison Lobão e o senador Lobão Filho, candidato do PMDB ao governo. Na realidade, temos informação de que esta aproximação já estava posta, pois o Flávio Dino nunca explicitou o desejo de querer aliança com o PT. Aliás, após o nosso grupo da CNB telo apoiado em 2008, havia a intenção de darmos prosseguimento à aliança para 2010, mas o mesmo se fechou em seu mandato na Câmara Federal. 

MA 247 - E os petistas que já aderiram ao Flávio Dino, como ficam? 

Berenice - São companheiros valorosos, mas infelizmente, muitos deles já estão fora do PT, então não faz diferença apoiar a Dilma ou não. Há outros que têm a sua importância, como o companheiro Manoel da Conceição, um dos fundadores do PT e outros como Augusto Lobato, atual vice-presidente do Partido no Maranhão. Com certeza muitos deixarão o PT assim que terminar a eleição, seja qual for o resultado. O comportamento é o mesmo que tiveram com o Jackson em 2006: pouco interessa o projeto nacional, ficam presos a um discurso de oposição ao Sarney, embora os que eles escolhem sejam caminhos da política conservadora. No governo Jackson, por exemplo, era o PSDB quem dava a linha e eu acompanhei quando houve aquela greve de professores da rede estadual que durou mais de 90 dias por falta de um mínimo de diálogo. Enquanto a Roseana, que eles alegam ser somente o atraso, aprovou o Estatuto do Magistério, paga os salários acima do piso nacional e aprovou também o Plano de Cargos e Salários dos Servidores do Estado. Mas há uma contradição e complexidade na política maranhense que não se pode concluir somente com os discursos ANTI-SARNEY como pregam alguns companheiro nossos.

MA 247 – Boa parte desses petistas que hoje apoiam a candidatura do PCdoB são os mesmos que a rejeitaram em 2008?

Berenice – Sim. É o mesmo grupo do PT que hoje aderiu ao Flávio Dino e ao projeto tucano foi que o rejeitou em 2008 quando a CNB defendeu a sua candidatura à Prefeitura de São Luís com a tese de não isolamento político do PT. A nossa diferença é que eles aderiram ao projeto do Flávio Dino, seja com quem for, não interessa o palanque da Dilma e do projeto nacional. Nós não abrimos mão, ainda mais agora que estamos em um cenário em que a Dilma precisará mais de nós. E na hora da guerra é que conhecemos quem são os aliados e quem são os inimigos. Para o PT não existe eleição fácil, nem adversário preferencial. E nós temos resoluções claras sobre a nossa estratégia e a política de alianças que não cabem o PSDB. O candidato do PCdoB já fez a escolha dele pelo palanque que cabe Aécio Neves e Eduardo Campos e tanto o candidato a senador dele, quando boa parte dos pré-candidatos a deputados federais são contra a Dilma e o PT. Muitos deles se dizem de esquerda, mas na prática estão referendando uma aliança conservadora travestida de oposição progressista. Até agora, há poucos sinais de debate programático, há somente um discurso pautado no ódio e no adesismo como se a eleição estivesse dada e sabemos que não existe eleição ganha na véspera.

MA 247 - O que o PT pode apresentar de proposta para poder reeditar a aliança com o PMDB no Maranhão?

Berenice - As bases da aliança do PT são as propostas voltadas para o desenvolvimento do nosso Estado. É claro que temos várias questões de divergência programática nesta aliança com o PMDB. No momento certo vamos apresentar quais são as propostas que defendemos, pois queremos um modelo de desenvolvimento com sustentabilidade econômica e social, com distribuição de renda e justiça social. Não abrimos mão da participação e do diálogo com a sociedade civil. Esta foi à marca do PT nesta aliança, mas isto tem de ir além do simbólico, pois se não avançar em ações concretas, não se justifica. Damos destaque, por exemplo, para a agricultura familiar. É inadmissível que o Maranhão, um estado com forte característica rural e agrícola, não tenha um Plano Estadual de Apoio à Agricultura Familiar que inclua a assistência técnica e Extensão rural como temos o da Segurança Alimentar e Nutricional, resultante da forte atuação e apoio dado ao CONSEA. O PT propôs a criação da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, em 2010 e esta proposta foi acatada pela governadora Roseana, tão logo assumiu o governo, em 2009, a SEDAGRO foi criada nos mesmos moldes do MDA, da estrutura do Governo Federal, depois houve uma reforma unilateral, sem que fôssemos ouvidos, que enfraqueceu a política de desenvolvimento rural e ainda complicou a área de Direitos Humanos, com a fusão da SEDES, juntando a área da Assistência Social com da de Direitos Humanos, quebrando, inclusive, a lógica do sistema e da política de Assistência. Isto afastou a base social, e ainda os movimentos sociais que vinham dialogando, por meio da vice-governadoria. 

MA 247 - O PT vai exigir a vaga de vice para repetir a aliança com local com o PMDB?

Berenice - O PT quer a vaga na chapa majoritária. A governadora Roseana, assim como os principais dirigentes do PMDB do Maranhão, já declarou que a vaga de vice está garantida ao PT. Mas eu defendo que devemos pautar o Senado também com indicação de nomes mais ligados aos setores progressistas. Também reafirmo a posição do conjunto do PT, que entende que devemos concentrar forças para garantir eleição de deputados estaduais e federais. Não que o espaço da vice não seja importante, mas por entendermos que o partido precisa recuperar seu protagonismo, tanto no parlamento estadual como na Câmara Federal e compor, inclusive, a base de apoio da Presidenta Dilma. E o PT tem um bom time de candidatos e candidatas das diferentes correntes, ressaltando que temos novas lideranças que disputam e com chances reais de vencer. Fazemos questão deixar isso claro para o PMDB. Por fim, Sabemos que o PT do Maranhão deve construir caminhos próprios, retomar o projeto de desenvolvimento, em aliança com os movimentos sociais e setores progressistas da sociedade, buscar a unidade interna, pois temos compromisso com o projeto de desenvolvimento que está em curso no Brasil. E o nosso maior desafio será manter os votos da Dilma aqui no Maranhão, pois representa o reconhecimento do povo aos benefícios feitos pelo Brasil e pelo Maranhão.

MA 247 - São muitos os desafios do PT no Maranhão?

Berenice - Certamente. O principal deles é trabalharmos a nossa própria imagem que é muito associada às disputas internas e reconstruirmos a nossa identidade política, de um partido de esquerda que se renova, que enfrenta as contradições com a clareza de que as alianças são conjunturais. O nosso maior desafio é reinventar a política, diferentemente daqueles que negam a política, pois negar a política é negar a própria democracia. Reinventar a política significa refletir também sobre a formação de novas lideranças não apenas no PT, mas cabe ao movimento social também. Às vezes, temos a impressão de que em muitas organizações são as mesmas pessoas há mais de 20 anos quando eu era estudante ainda. E a crítica centra-se no combate à oligarquia. Também faz parte do nosso desafio, apostar na juventude, na capacidade das mulheres, no desenvolvimento do Estado, a partir dos municípios. São desafios que implicam em repensarmos os nossos papéis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa