quarta-feira, 30 de abril de 2014

A Terceira via nunca existiu, era apenas um blefe !!!




Atribui-se ao ex-banqueiro Magalhães Pinto, velha raposa mineira, a frase de que "política é como nuvem". A cada olhar, enxerga-se um novo formato.

Desde que foi proclamado o resultado das eleições municipais 2012, nasceu em São Luis e no Maranhão, um movimento politico com a interessante proposta de lançar uma terceira via nas eleições majoritárias de 2014.

Liderado pela terceira colocada no pleito municipal, deputada estadual Eliziane Gama (PPS), a terceira via ganhou rapidamente milhares de adeptos e simpatizantes, a proposta parecia real, defendida com unhas e dentes por sua idealizadora, que aparentemente acreditava na proposta.

O movimento percorreu todo o estado em seminários e encontros onde sempre se dizia a mesma coisa, "Chega de maniqueísmo, Sarney versus oposição e mais do mesmo, o Maranhão precisa de uma terceira via, de um caminho e um nome alternativo".

Lideranças politicas e comunitárias compraram a ideia e passaram a defende-la, o movimento cresceu, começou a incomodar os dois grupos tradicionais, a então líder da proposta já falava como pré candidata ao governo do estado. 

Alguns políticos mais experientes duvidavam da candidatura e chegaram a afirmar que a proposta não lograria exito, e que a deputada queria apenas valorizar o passe e reforçar o seu nome em uma provável disputa para o Senado ou para a Câmara Federal.

As igrejas evangélicas chegaram a ser citadas como principais cabos eleitorais do pré-candidata, já que ela é evangélica e filha de pastor. 

Na noite desta terça-feira (29), a proposta de terceira via foi abortada e implodida, o sonho acabou, tudo que foi dito agora vai ser desdito, fica o dito pelo não dito, foi tudo apenas um grande mal entendido, já não existe mais maniqueísmo ou qualquer critica ao modo dos dois grupos fazerem politica no Maranhão. A idealista e sonhadora Eliziane Gama , acordou do sonho da terceira via e decidiu apoiar a pré-candidatura de Flávio Dino (PCdoB) ao governo do Maranhão. A decisão será comunicada através de nota, a ser divulgada nesta quarta-feira.

O PPS realizará uma coletiva na quinta-feita (1º), no Hotel Abbeville, onde deve declarar oficialmente o apoio de Eliziane ao PC do B de Flávio Dino.

A então pré candidata ao governo do estado pela terceira via agora deve disputar uma vaga na Câmara Federal.

Como ficam aqueles que acreditaram no discurso da terceira via, de uma candidatura alternativa que deveria se contrapor aos dois nomes e grupos já postos há décadas?

A credibilidade da líder do movimento saí arranhada e comprometida desta aventura mal sucedida, os efeitos desta rendição são imprevisíveis e vão custar caro a deputada Eliziane Gama. 

Como fica agora Igor Matos Lago e tantas outras lideranças que romperam com Flávio Dino, e abraçaram a terceira via com toda garra e determinação. 

jornalistaabimaelcosta@gmail.com
Whatsapp: (98) 8175-0173

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa