Café Literário de abril destaca os anos de chumbo


A edição de abril do Café Literário, do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (CCOCF), segunda do ano, acontece nesta terça-feira dia 29 de abril, às 19h, na Galeria Valdelino Cécio, com participação do escritor Carlos Olavo da Cunha Pereira, que fará a palestra "50 anos depois'', e terá como mediador o escritor Benedito Buzar, presidente da Academia Maranhense de Letras. Na ocasião será o lançamento do livro “Na Saga dos Anos 60”, com seções de vídeo conferência entre os Cetecmas do Maranhão.

Carlos Pereira é natural de Abaeté-MG e possui experiência como jornalista e ativista político. Trabalhou no Jornal do Povo e posteriormente na década de 50 tornou-se criador e diretor do jornal satírico ''O Saci', que após mudar sua linha editorial recebeu o nome de "O Combate", no qual, a luta pela terra, o assassinato de posseiros, a exploração dos trabalhadores, a violência urbana, as arbitrariedades policiais e a corrupção política eram alguns dos temas abordados.

O palestrante e homenageado do mês é autor de livros como “Nas Terras do Rio sem Dono”, publicado em 1988, que relata a disputa pela terra no Vale do Rio Doce, e “Na saga dos anos 60”, que retrata a emocionante história de um jornalista brasileiro no combate às três ditaduras na América Latina.

A obra de Carlos Olavo revive a tensão, a incerteza e o medo de alguém que perde a estrutura familiar, econômica e profissional, reduzido a um mero fugitivo do regime, o tempo todo prestes a ser capturado.

O mediador da noite, Benedito Buzar é autor de diversas memórias históricas, duas das quais foram premiadas pelo Concurso Artístico e Literário Cidade de São Luís: “Do Sarneysmo ao Vitorinismo” e, “Eleição de Chateaubriand no Maranhão”.

A palestra será transmitida por meio de vídeo conferência para os municípios de Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Pinheiro, Caxias, Codó, Pedreiras, Imperatriz e Santa Inês.

O Café Literário do Odylo faz parte do calendário cultural da cidade e objetiva difundir a literatura maranhense, propondo uma interação entre o público presente e o palestrante convidado. Interessante para pesquisadores, graduandos, professores, poetas, artistas e todos que desejem aprender o ofício ou simplesmente apreciam a literatura, destaca Ceres Fernandes, diretora do CCOCf. As reuniões são sempre na última terça-feira do mês, com entrada franca.

Comentários