Motorista avança sinal, invade faixa e mata idosa





Manhã de quarta-feira, 23 de abril, dona Áurea de 66 anos de idade, caminha a margem de uma das mais movimentadas avenidas de São Luis, ela precisa atravessar para a outra margem da via, para isso, vai até a faixa de pedestre e espera o semáforo sinalizar VERDE para o pedestre e VERMELHO para os muitos veículos que transitam pela via.
Áurea Diamantina da Silva, de 66 anos

Confiante, imaginando estar segura, Dona Áurea começa a atravessar a avenida, neste momento ela é surpreendida por uma uma caçamba, que não respeita a sinalização, invade a faixa de pedestre e atropela a mulher, colhida em cheio, o veiculo passa por cima do corpo da idosa, que tem a cabeça esmagada, massa encefálica exposta.O motorista para o veiculo cem metros a frente, desce e foge do local do acidente, apressado ele deixa o chave na ignição e a caçamba funcionando.

O motorista da caçamba foi imprudente. Sua falta de atenção, e irresponsabilidade, resultaram na morte de uma pessoa inocente, que fez tudo certo, cumpriu todas as regras de transito e além de tudo, acreditou nas leis do transito, que infelizmente foram desrespeitas, fato comum em São Luis.

Grande parte dos motoristas ludovicenses relutam, resistem e teimam em desrespeitar sinalização de transito, ai incluindo sinais e faixas de pedestre, infelizmente, andar a pés ou de bicicleta em São Luis é cada vez mais uma aventura perigosa.  

A fiscalização minima ou inexistente e a punição branda contribuem fortemente para que motoristas insistam em ignorar e desrespeitar as leis de transito, a vida perde cada vez o seu valor, no caso da Dona Áurea, nada vai acontecer com o condutor do veiculo, ele deve se apresentar 48 horas depois do acidente, acompanhado de um advogado, será indiciado e irá responder em liberdade por homicídio culposo - quando não há intenção de matar.

Já Dona Áurea, morreu de forma violenta e brutal, teve seus direitos básicos de cidadania desrespeitados, deixa, filhos, netos, familiares e amigos queridos na orfandade e o que o estado faz para reparar este grave atentado contra a vida??  Nada, simplesmente nada.

Conscientização, educação,punição exemplar com a criminalização de acidentes deste tupo, são medidas urgentes a serem adotadas para mudar o quadro caótico em que vivemos. É vergonhoso perceber que já não podemos sequer atravessar uma faixa de pedestre com segurança.

O acidente aconteceu no semaforo da Avenida Guajajaras em frente ao Centro de Ensino São Cristóvão.

jornalistaabimaelcosta@gmail.com

Comentários