segunda-feira, 14 de abril de 2014

Prefeito do PSB vai à justiça para calar vozes dissidentes nas redes sociais



Em um ciberespaço cada vez mais amplo, e que cresce de forma exponencial, a sociedade do seculo XXI vive sob o domínio de uma nova ordem e de uma nova era.

A era da cibercultura é definida como sendo a era em que a cultura contemporânea é fortemente marcada pelas tecnologias digitais. O avanço da internet vem popularizando cada vez mais as redes de relacionamentos, com o advento das novas tecnologias ocorreram profundas mudanças no modo de ver, sentir, interpretar e avaliar os fatos. 

Se antes a informação era unilateral e o receptor era passivo, não tinha meios para interagir com os emissores que ocupavam a posição privilegiada de mediadores e formadores de opinião, o que eles falavam era tido como verdade absoluta, na era da cibercultura este emissor ocupou o centro do debate, deixou de ser mero coadjuvante e passou a ser o ator principal, o cidadão comum agora tem como interagir, responder, contestar, criticar, e até concordar caso o fato seja verdadeiro, além disso, este receptor agora também é emissor de informação, ele não só recebe mas também produz informação.

Esta mudança brusca e radical de papeis, vem mexendo com os interesses e pretensões de algumas antigas lideranças, que imaginavam ter o controle da situação, pensavam que estavam ganhando o jogo, e por isso se acomodaram, fizeram sempre a mesma coisa a vida inteira e sempre deu certo, porque mudar? dormiram sobre os louros da vitoria e acordaram derrotados e saqueados, os tempos mudaram e só eles não perceberam, foram pegos de calça curtas.

Perdidos e atordoados na era da cibercultura, eles decidem entrar pelo caminho errado, ao invés de se atualizarem e admitir que os tempos mudaram, preferem lutar contra moinhos de vento. De forma autoritária e ditatorial buscam a justiça, batem a porta dos tribunais em busca de apoio para calar os receptores que agora parecem incomodar, já que não são mais passivos, e passaram a falar demais, fato que tem gerado muito incomodo e constrangimento aos antes calmos e acomodados emissores, senhores absoluto da verdade, os tempos mudaram e só eles não viram.

UM exemplo claro desta transformação, é o fato do ex-deputado federal, e atual prefeito do município maranhense de Timon, Luciano Leitoa (PSB), distribuir nota a imprensa informado que  ingressará na Justiça contra um grupo de pessoas que, nos últimos meses, vem injuriando e caluniando a sua pessoa através de identidades falsas (fakes) nas redes sociais, em especial no Facebook, segundo ele com evidentes propósitos políticos.

O prefeito precisa ser alertado que os tempos são outros, na era da cibercultura todos podem produzir informações e além disso interagir com aqueles que antes eram senhores da "verdade absoluta," além disso, o estado democrático de direito garante ampla e irrestrita liberdade de expressão. 

Ao invés de buscar a solução na justiça, o gestor deveria cercar se de  uma assessoria de comunicação capacitada e eficiente, com condições de interagir de forma democrática com estas novas vozes que são na verdade os  novos cidadãos digitais que estão saindo aos milhões da exclusão digital e que podem facilmente decidir uma eleição. Vê-los como inimigos é uma estrategia errada e prejudicial. 

Leia na integra a nota divulgada pelo prefeito de Timon Luciano Leitoa(PSB)


NOTA ÀS FAMÍLIAS TIMONENSES

Na próxima terça-feira, dia 15, eu, Luciano Leitoa, na qualidade de cidadão e pai de família, ingressarei na Justiça contra um grupo de pessoas que, nos últimos meses, através de identidades falsas (fakes) vem se dedicando a me injuriar e caluniar nas redes sociais, em especial no Facebook, com evidentes propósitos políticos.

A denúncia será acompanhada de farto material documental que revelará a identidade dos que agem criminosamente visando construir negativamente minha imagem, contrária aos valores sociais compartilhados pelas famílias timonenses. Os documentos mostrarão ainda que agem em grupo, de modo articulado, com estratégias combinadas para disseminar pelas redes mentiras que atingem minha honra pessoal.

Não receio a crítica política, por mais dura que seja, ainda que possa ser injusta. Faz parte do jogo democrático. Outra coisa, bem diferente, é quando a crítica transforma-se em insulto, em deboche, acobertada por identidades falsas próprias de covardes. Aí não me resta alternativa senão denunciar e aguardar o pronunciamento sereno da justiça para adoção das medidas cabíveis para apuração das responsabilidades cíveis e criminais.

Como pai de família não posso permitir que prospere, sem qualquer elemento de verossimilhança, acusações torpes como as que me associam ao uso de drogas e outras do mesmo nível. Quem me conhece pessoalmente sabe que são mentiras absurdas. Mas os criminosos apostam na máxima de origem nazista que afirma que uma mentira dita mil vezes acaba se transformando em verdade.

Em respeito aos meus filhos, aos meus pais e à minha esposa tomei a decisão de denunciar publicamente os autores da infâmia para que venham responder à luz do dia pelos atos que engendram na sombra do anonimato. A população de Timon tirará as conclusões, tão logo saiba quem são os covardes.

O interesse político é evidente pela origem e pelo alvo dos agressores. Basta ver que tão logo foi anunciado o nome de Rafael Leitoa como provável pré-candidato a uma vaga de deputado estadual, imediatamente os mesmos fakes passaram a orquestrar postagens o associando ao consumo de bebidas alcoólicas. Na falta de argumentos políticos, na falta de ideias, sobram a calúnia e a injúria.

Toda Timon é testemunha de que me elegi com uma campanha limpa, sem jamais atacar qualquer adversário. Propugnei por uma nova política, no campo das ideias. Tenho lutado dia e noite para conduzir o Governo em termos cordatos e com republicana urbanidade com a oposição. Disso não me afastarei. Mas não me peçam para calar quando atingem o meu maior capital, que é a honra que norteia meus passos de cidadão e pai de família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa