Uma ideia na cabeça




Este é Eduardo Campos (PSB), aliado de Flávio Dino (PC do B), que no último sábado (26), em Timon, atacou duramente a presidente Dilma Rousseff (PT), e os ex-presidentes Lula (PT) e José Sarney (PMDB).

UMA IDEIA NA CABEÇA 

O Ministério Público investiga um esquema de desvio de recursos para financiamento de campanhas políticas instalado nos governo de Pernambuco, da Paraíba e no Ministério da Ciência e Tecnologia, na gestão do então ministro Eduardo Campos, presidente nacional do PSB e pré-candidato do partido à Presidência da República.

A apuração se baseia em levantamentos da Polícia Federal, Ministério Público, Controladoria Geral da União, a CGU, e do Tribunal de Contas de Pernambuco realizados sobre contratos firmados entre secretarias estaduais e a empresa Ideia Digital.

Somente em Pernambuco essas contratações somam 77,5 milhões de reais. 

Neste caso, os contratos foram firmados pelo ex-secretário Anderson Gomes, durante suas passagens pelas pastas de Tecnologia (2010) e da Educação (2011-2012), já no governo Eduardo Campos. 

Anderson, que foi assessor especial do governo até 29 de julho do ano passado, é considerado homem chave no esquema em razão de sua proximidade com representantes da empresa. 

Nas investigações foram descobertos dois filhos e um cunhado dele empregados pela Ideia Digital.

Todo esse trânsito atraiu a atenção dos órgãos de investigação e revelaram a facilidade com que a Ideia Digital obtém contratos em áreas dominadas pelo PSB. 

Além de Pernambuco, a empresa também obteve sucesso em acerto na Paraíba, governada por Ricardo Coutinho (PSB). 

Neste caso, a Polícia Federal constatou fraude e superfaturamento no custeio do projeto Jampa Digital, que funcionaria em João Pessoa, firmado em convênio com o Ministério da Ciência e Tecnologia, à época sob comando do partido de Campos. 

Do mesmo modo, por meio da adesão a atas de registro de preço em vigor na Paraíba, Campos, já no governo de Pernambuco, contratou a empresa sem licitação. 

Com isso, a Ideia Digital obteve mais três contratos, sendo dois em 2012 e outro no ano seguinte.

Com base nos acertos em João Pessoa (PB), replicados em Pernambuco, a CGU constatou superfaturamento de 1,4 milhão de reais. 

A mesma apuração aponta que a Ideia Digital pratica sobrepreços nos serviços e equipamentos fornecidos que vão de 200% a 500% sobre os valores de mercado nesse contratos.

Comentários