Vazia e superficial, a nota de Luiz Fernando não explica muita coisa




A nota de Luiz Fernando comunicando a retirado de seu nome como pré candidato ao governo do estado, chega com atraso de mais de 48 horas e não explica muita coisa. 

Vazia e superficial a nota mais complica do que explica. Por outro lado, os jornalistas e blogueiros aliados ao Palácio dos Leões, simplesmente silenciaram, não conseguem dizer nada mais do que  diz a nota oficial.

Esperava-se textos opinativos sobre o assunto que pudessem situar e atualizar o leitor sobre o caso. Com exceção de Marcos D,Eça e Caio Hostílio, que cumpriram na integra e de forma louvável o papel de jornalistas opinativos, os demais preferiram ficar omissos. 

Me preocupa o fato de que blogueiros e jornalistas abdiquem da função opiniativa e prefiram ficar calados apenas reproduzindo notas oficiais. A falha no sistema de comunicação do grupo da situação é lamentável e inadmissível.  

Marcos D,Eça no texto: Luis Fernando Silva e o grupo Sarney… Diz de forma clara e sem rodeios ou meias palavras, que houve um racha no grupo, Luis Fernando foi rifado, fritado, retirado da disputa pelo grupo do ex-presidente José Sarney.

Parte do texto diz :
"A candidatura de Luis Fernando sempre foi um projeto da governadora Roseana, que o grupo Sarney, de uma forma ou de outra, sempre demonstrou resistência.Com a retirada de Luis Fernando – honrosa, diga-se de passagem – a governadora passa a responsabilidade pela disputa ao próprio grupo Sarney.E agora, cabe às lideranças deste grupo fazer a eleição de outubro.É simples assim"…
Em outra parte, D,Eça diz o que todos já sabiam: 
"Desde que foi anunciado como o representante do grupo de Roseana na disputa de 2014, Luis Fernando sempre foi visto , inclusive pela oposição,“como o melhor candidato que o grupo Sarney já teve”.

O jornalista Caio Hostílio é enfático ao analisar a retirada do nome de Luis Fernando da disputa, ele faz duras criticas e algumas previsões:  

No texto:  Sem união não haverá chances!!! , Caio Hostílio diz entre outras coisas, que:


"Política não se faz com fígado e sequer pensando apenas em seus interesses imediato… A vaca pode ir para o brejo!!!
A maior atrapalhada do governo Roseana foram as intrigas pessoais entre os membros do seu próprio grupo, isso a partir pela presidência da Assembléia Legislativa… Ali começou a derrocada, haja vista que abriu diversas divergências, cujos patos novos acharam que poderiam ditar as regras do jogo político… Com certeza muitos deles não conseguirão se reeleger.
Do mais é aguardar o desfecho dessa novela que terá um final melancólico…
Existem chances? Claro que sim!!! Mas para isso será necessário a união de todos em busca de um só destino"…
Em outra parte, Caio Hostílio alerta ainda:
"É evidente que com o descompasso do grupo da governadora Roseana com a eleição para o governo do estado, as chances de fazer um número maior de deputados federais e estaduais vão diminuindo a cada minuto que passa".


No texto: Será que o grupo da governadora jogou a toalha? Caio Hostílio diz: 

"Pelo andar da carruagem, tudo leva a crer que sim, ainda mais diante das informações de que houve acordos antecipados sem o conhecimento da própria governadora Roseana Sarney, que levou a desistência de Luís Fernando em disputar o governo do Maranhão…
Sabe quem perde com a desistência de Luís Fernando? O estado e o povo!!! Pois ele é o único entre os candidatos que se apresentaram que tinha realmente condições técnicas suficientes para gerir a coisa pública dentro dos seus princípios legais…
Mas a política vive de sobrevivência, mesmo a governadora Roseana Sarney não embarcando nessa e preferindo ficar fiel ao seu governo até o fim.
A hipocrisia é algo estarrecedor, além da falsidade ser peculiar no mundo político…
Será que teremos uma eleição de um candidato só?
Que pena!!! O que a ganância não faz"…

Os efeitos deste racha, deste confronto que resultou na saída de Luis Fernando já estão sendo sentidos na base aliada, vão se ampliando rapidamente, e ao que tudo indica serão danosos e prejudicais ao grupo da situação, infelizmente esta é a realidade dos fatos.


Comunicado de Luis Fernando Silva ao povo do Maranhão 


A propósito da minha pré-candidatura ao Governo do Maranhão, comunico à sociedade maranhense que:

1 – Na proximidade do período eleitoral, os grupos políticos iniciam um processo de articulação visando à escolha de nomes para a disputa. A cultura política brasileira instituiu para esse período a figura do pré-candidato;

2 - Em julho de 2013, as lideranças políticas do grupo ao qual pertenço atribuíram a mim tal condição de pré-candidato e não de candidato. Aproximando-se a campanha propriamente dita, é natural, no mundo político, que tal condição se altere, no interesse do êxito eleitoral;

3 – Concluída a missão de auxiliar do governo, na qual tive a honra de exercer, a convite pessoal da Governadora, os cargos de Secretário-Chefe da Casa Civil e de Secretário de Estado de Infraestrutura, após análise da conjuntura política e dos prováveis cenários em que ocorrerá a campanha eleitoral, manifestei a Sua Excelência, antes da data da minha desincompatibilização e do seu anúncio de permanecer ou não à frente do Poder Executivo até 31 de dezembro, a decisão de não concorrer ao pleito, deixando a critério do grupo político o momento adequado para promover a devida substituição;

4 – Ressalto a confiança, o apoio e a distinção de que sempre fui alvo por parte da Governadora Roseana no exercício dos referidos cargos de Secretário de Estado bem como na atividade político-institucional a eles inerentes;

5 – Destaco, também, que integro o círculo de amigos pessoais da governadora Roseana Sarney e dos seus familiares;

6 – Nesta oportunidade comunico, também, a decisão de permanecer como integrante do grupo, prestando apoio político ao Governo Roseana Sarney e me mantendo na luta pelo desenvolvimento do Maranhão;

7 – Valho-me desta oportunidade para manifestar a minha gratidão à Governadora, aos Senadores, aos ex e atuais deputados federais e estaduais, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que integram o nosso grupo político, assim como aos líderes comunitários e estudantis, dirigentes de organizações da sociedade civil, movimentos sociais, militantes partidários, imprensa, usuários das redes sociais, cidadãos e cidadãs de todo o Maranhão que me acolheram, apoiaram e estimularam o cumprimento da missão de levar obras públicas a todas as cidades maranhenses;

8 – Finalmente, ao Maranhão, que testemunhou em mim compromisso e dedicação ao trabalho, reafirmo a esperança, que me conduziu durante todos esses anos, por um futuro ainda melhor.


São José de Ribamar, 07 de Abril de 2014
Luis Fernando Silva

Comentários