Programa Viva Desenvolvimento Urbano é exemplo de eficiência diz Silvano Neto





O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Silvano Neto, fez esta semana uma avaliação do desempenho do Viva Desenvolvimento Urbano, programa lançado em 2013 com o objetivo de promover melhorias na infraestrutura urbana e no saneamento ambiental dos municípios maranhenses. O secretário ressaltou que a eficácia do programa deve-se à metodologia utilizada na formatação da proposta.

“A ideia começou a ganhar corpo em 2011, durante os Seminários Regionais de Lideranças”, lembrou. Silvano Neto observou que, por determinação da governadora Roseana Sarney, secretários e técnicos do governo percorreram todas as regiões do Maranhão ouvindo as demandas e catalogando as prioridades apresentadas.

“No final, foi elaborado um relatório contendo 2.372 demandas. As mais urgentes começaram a ser atendidas em 2011. Mas, diante do elevado número de pleitos apresentados, a governadora lançou, em 2013, um programa específico para facilitar e acelerar o atendimento de todas as ações propostas”, destacou o secretário.

Ele disse que, por meio do Viva Desenvolvimento Urbano, o governo está custeando a construção de praças, recuperação de vias urbanas, implantação de pavimentação, obras de drenagem, e poços a artesianos, entre outras ações relevantes.

Resultados

Para exemplificar o bom desempenho do programa, Silvano Neto citou diversas ações realizadas em parceria com prefeituras maranhenses. “Em Presidente Dutra, o aeroporto ganhou mais segurança com a construção do muro de proteção e o povoado Calumbi está asfaltado; em São João do Sóter os moradores do povoado Malhada de Pedra ganharam um sistema de abastecimento de água e no bairro Novo São João, a Secid entregou 42 módulos de esgotamento sanitário”, destacou.

Os benefícios do Programa Viva Desenvolvimento Urbano podem ser constatados em todas as regiões do estado. “Em Barra do Corda, participamos da inauguração da Praça da Paz; as obras do Centro do Comércio Informal estão adiantadas; os moradores das Vilas Nair, Dantas, Pequizinho e o Jardim do Éden (antigo Sovaco da Cobra) estão recebendo pavimentação com asfalto. A cidade de Lima Campos foi beneficiada com serviço de pavimentação e drenagem por meio fio e sarjeta, em 11 ruas da sede do município. Esses são apenas alguns exemplos que confirmam a eficácia do Programa Viva Desenvolvimento Urbano”, enfatizou.

Silvano Neto afirmou que o trabalho realizado é criterioso. “Diariamente os engenheiros e técnicos da Secid fiscalizam a execução de obras efetuadas por meio de convênios. O objetivo é assegurar o cumprimento da legislação. Para isso, a Secid elaborou uma cartilha que contém todas as orientações necessárias para que os conveniados não deixem de seguir todas as recomendações técnicas e as obrigações legais”, destacou o secretário. “Se o convênio é para asfaltamento os recursos não podem ser aplicados para recuperação de vias”, explicou.

Comentários