Não há mais espaço para o amadorismo na política




       *Gastão Vieira
O eleitor brasileiro está cada vez mais exigente. Cobra dos gestores públicos o retorno dos caros impostos pagos ao Estado. As redes sociais e as novas mídias deram visibilidade e transparência à atuação dos políticos. Permitiram o acompanhamento passo a passo da vida dos mandatários de cargos eletivos. Chegou a hora da entrega. As urnas vão separar os políticos eficientes dos que passaram em branco o mandato.

Prestes a começar mais um período eleitoral, é o momento de fazer uma retrospectiva. Os eleitores vão avaliar o histórico de cada candidato. Checar o que foi prometido e o que foi cumprido. Não tenho dúvida, aqueles que deixaram a desejar na entrega serão punidos pelos resultados da urna.

Chego aos meus 68 anos disposto a enfrentar um grande desafio na vida pública: concorrer ao Senado Federal pelo nosso Maranhão. Tornar-me senador pelo meu estado será a realização de um sonho e a consagração de uma carreira política que tenho construído desde os 12 anos de idade, quando disputei minha primeira eleição e alcancei a Presidência do Grêmio Estudantil do Colégio Ateneu Teixeira Mendes. Depois veio a Presidência do Centro Liceísta do "velho" Liceu Maranhense e, por fim, o Diretório Acadêmico "Clodomir Cardoso" da Faculdade de Direito.

A política acadêmica serviu de aprendizado para a vida parlamentar iniciada em 1986, quando fui eleito deputado estadual. Hoje, no quinto mandato de deputado federal, depois de ter sido sagrado o deputado federal mais bem votado do estado em 2010, com mais de 134 mil votos, e acumulado a experiência de ministro do Turismo por quase três anos, ouso almejar o Senado da República confiante na maturidade do eleitorado maranhense. A política precisa retomar a confiança da população e o processo eleitoral de 2014 vai ser fundamental nesse processo.

Não há mais espaço para o amadorismo ou a desfaçatez. Mesmo o candidato ao primeiro mandato terá de apresentar ao eleitor o seu histórico. As credenciais que o fazem merecedor da confiança do eleitor. O crivo está mais apurado.

Entrei na política, na vida partidária, no debate democrático de ideias do Parlamento para defender milhões de pessoas que precisam de um olhar mais atento do Estado e de leis que promovam a justiça social. Olho para trás com a consciência limpa, de quem manteve a retidão e não se afastou dos ideais republicanos, da conduta ética e da honestidade no trato com a coisa pública. São esses os pilares que me impulsionam a aceitar o desafio de concorrer a uma eleição majoritária.

Como deputado, secretário de Estado e ministro, procurei orgulhar o meu eleitor, o povo do Maranhão, os que acreditam em mim. Concentro minhas atenções em ideias e projetos que possam melhorar a vida das pessoas independentemente de bandeiras partidárias. Por isso conquistei o respeito de diferentes forças políticas, governo e oposição. A seriedade e o profissionalismo são os atributos que permitem diferentes forças políticas trabalharem em prol de um objetivo único.

A experiência no Executivo Federal e a proximidade com a presidenta Dilma me mostraram que é possível fazer ainda mais pelo Maranhão. O comando do Ministério do Turismo me ensinou a importância de deixar de lado diferenças políticas quando se trabalha em prol de um objetivo maior. Provou que bandeiras antagônicas podem se unir para defender o interesse coletivo. O eleitor maranhense merece representantes a altura dos desafios do nosso estado e tenho certeza de que ele vai saber escolher os melhores quadros.

*Deputado federal e pré-candidato ao Senado


Comentários