"Afinal, tentativas de boicotar meios de comunicação, sob os mais mesquinhos pretextos, não são atitudes próprias de quem presa pelos fundamentos da democracia representativa."
Existe um clima de conflito, ataques e perseguições perpetrados pelo grupo de oposição, auto intitulados de grupo da MUDANÇA, contra parte da imprensa livre no estado do Maranhão.
Para confirmar este conflito, basta ler o que o presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry anda escrevendo sobre alguns meios de comunicação que não se dobraram aos ditames comunistas.
Os ataques direcionados aos jornais O Imparcial e O Estado do Maranhão são claros e diretos, as pressões representam grave atentado a liberdade de imprensa e de expressão e abrem precedente ao cerceamento das liberdades individuais.
Márcio Jerry Saraiva Barroso
há 6 horas via Twitter
É curioso perceber que os ataques a imprensa livre partem exatamente daqueles que se auto intitulam defensores da liberdade e dos direitos dos menos favorecidos, dos que pregam mudança e um novo modo e modelo de fazer politica e de governar, os aliados do ex juiz tentam a qualquer custo calar as vozes dissidentes, não aceitam e não toleram o contraditório.
Por conta destes ataques, O Imparcial publicou editorial nesta sexta-feira (1°), com o titulo, PICUINHA DESCABIDA , onde além de responder aos ataques dos comunistas e criticar a postura de tentar censurar o jornal, o texto expõem toda indignação pela postura mesquinha e ditatorial dos comunistas. O editorial reflete a grave realidade dos fatos e mostra em detalhes quem são e o que pensam aqueles que dizem ser a MUDANÇA.
Alguns trechos do EDITORIAL merecem ser destacados e analisados sob a luz da liberdade de imprensa e de expressão.
"Afinal, tentativas de boicotar meios de comunicação, sob os mais mesquinhos pretextos, não são atitudes próprias de quem presa pelos fundamentos da democracia representativa."
"O IMPARCIAL não vai mudar a linha editorial que o consagrou. Tampouco aceita qualquer tentativa de desqualificá-lo como o informativo que tem dois compromissos fundamentais: de respeito ao seu maior acionista, o leitor, dono de sua história; e com as causas que enobreçam o Maranhão. Exatamente por isso é que repudiamos, com veemência, qualquer tentativa nefasta de políticos, sejam de direita, de esquerda, ou de nenhuma ideologia, em colocar em xeque a nossa credibilidade, tão duramente conquistada. Ela é o patrimônio pétreo de O IMPARCIAL. Jornal, que, aliás, tornou-se “uma instituição do Maranhão”, como tem sido repetidamente reconhecido."
"Olhando sempre o lado da imparcialidade na informação, O IMPARCIAL contratou o Instituto Econométrica para realizar uma série de pesquisas sobre as eleições de outubro. Trata-se da agência pioneira nesse tipo de pesquisa no Maranhão, portanto com larga e inquestionável experiência. No entanto, somente as pesquisas da Econométrica sofrem os mais estranhos questionamentos na Justiça Eleitoral.
No entanto, outras consultas congêneres, contratadas por veículos de candidatos e de pessoas a eles diretamente vinculadas, são vistas como uma peça “perfeita” e “acima de qualquer suspeita.” Por essas e outras é que e repudiamos a tentativa de admoestar O IMPARCIAL."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Credibilidade é o nosso maior patrimônio
Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.
Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.
Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.
Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.
Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.
Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.
Jornalista Abimael Costa