sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Secretário Sebastião Uchôa recebe Título de Cidadão Maranhense na Assembleia



O secretário de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap), Sebastião Uchôa, recebeu, nesta quinta-feira (7), o “Título de Cidadão Maranhense”. A honraria, cuja autoria da proposição partiu do deputado estadual Raimundo Louro (PR), foi entregue em solenidade no Plenário Deputado Nagib Haickel, da Assembléia Legislativa (AL) do Maranhão, em São Luís.
“Muito me honra o fato de minha indicação ter sido aprovada por unanimidade por esta Casa para homenagear de forma tão justa o profissional Sebastião Uchôa. Falo de um homem que desde o início tem lutado arduamente pela reestruturação do sistema prisional maranhense, não somente de forma física, mas principalmente humanitária”, destacou Raimundo Louro.

“O segredo da vida é não se apegar a nada, e fazer sem almejar algum retorno. Trabalhar em prol do resgate de um homem preso, em conflito com a Lei, e dentro de uma cela, não é nada fácil. É por isso que acredito que no epitáfio da vida devemos deixar desenhado tudo aquilo que pudemos ter feito, diante das oportunidades que nos foram dadas”, disse o titular da Sejap.

Regida pelo presidente da AL, deputado Arnaldo Melo, a cerimônia justificou em sua liturgia, o merecimento da indicação do secretário Sebastião Uchôa ao “Título de Cidadão Maranhense”. Natural de Recife-PE, casado e pai de dois filhos, o titular da Sejap possui uma extensa folha de serviços desenvolvidos como delegado de carreira da Polícia Civil.

Antes de assumir a pasta, em março de 2013, a convite da governadora Roseana Sarney, Uchôa foi, por duas vezes, superintendente de Polícia Civil; chefe da Casa de Detenção (Cadet) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas; e delegado regional de Pinheiro. O secretário também foi supervisor do Centro Integrado de Defesa Social Leste; e diretor-geral da Academia Integrada de Segurança Pública (AISP).

“Recebo essa homenagem com grande alegria, pois meu compromisso foi, e sempre será, com a sociedade, independente de bandeira partidária. Agradeço o apoio dos colegas de trabalho; aos ex-secretários de Segurança Pública; a governadora Roseana Sarney que nunca me deixou só nessa causa; e a Deus que a cada dia nos recompensa por tudo isso”, salientou o secretário de Estado.

Ações

Em pouco mais de um ano à frente da Sejap, Sebastião Uchôa conseguiu desenvolver e colocar em prática projetos que vão desde a modernização da gestão penitenciária à construção de novas unidades prisionais, abrindo mais de duas mil vagas. O trabalho se estende ainda à transparência da gestão, com o fortalecimento da Ouvidoria e da própria Corregedoria da Sejap.

As ações do secretário são uma continuação dos trabalhos praticados quando superintendente de Polícia Civil da Capital. Sensível às causas sociais e de cidadania, Uchôa desenvolveu uma série de projetos voltados para o público LGBT, guardadores de veículos (flanelinhas), menores infratores, entidades de proteção aos animais, e de combate às chamadas “cracolândias”, na Região Metropolitana de São Luís.

Atuação no Maranhão

O titular da pasta da Sejap reside no Maranhão há mais de 16 anos, onde já exerceu os cargos de secretário adjunto de Administração Penitenciária; superintendente de Polícia Civil da Capital (por duas vezes); chefe da Casa de Detenção do Complexo Penitenciário de Pedrinhas; delegado regional de Pinheiro; supervisor do Centro Integrado de Defesa Social Leste; diretor geral da Academia Integrada de Segurança Pública - AISP/MA; delegado em várias unidades de Polícia Judiciária localizadas na capital maranhense e no interior do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa