quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Sedihc e SSP realizam mais uma etapa do projeto “Idoso Cidadão”







Dignidade e qualidade de vida para os idosos. Essa é a proposta projeto “Idoso Cidadão”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) que, nesta quinta-feira (14), realizou mais uma etapa. Em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), o projeto disponibiliza para os idosos, durante seis meses, atividades que proporcionam bem estar e elevação da autoestima da população com mais de 60 anos.

“Estamos trazendo informações, orientações sobre os direitos dos idosos, palestras sobre saúde, atividades físicas e outras ações para proporcionar aos idosos um envelhecimento ativo”, declarou a secretária de Direitos Humanos, Luiza Oliveira. Ela disse que a proposta é apresentar os equipamentos existentes na comunidade em prol dos idosos. “Todos que participam são multiplicadores, ficam mais informados e aprendem o caminho dos seus direitos”, ressaltou a secretária.

As ações são realizadas a cada 15 dias na Unidade de Segurança Comunitária (USC), da Vila Luizão. No local, profissionais de diversas áreas realizam palestras educativas voltadas para o tema dos direitos humanos. Durante as visitas, também são realizadas atividades como higiene bucal, aferição de pressão, testes de glicemia, pesagem, medida, orientações básicas sobre cuidados com a saúde e higiene corporal, limpezas básicas de pele, cortes de cabelo e unhas e orientações sobre cuidados básicos.

A gerontóloga da equipe da Sedihc, Débora Jatahy, proferiu a palestra “Velhice e Qualidade de Vida”, falou sobre saúde física, mental e emocional, utilizando uma linguagem fácil e com muita dinâmica. “Procuramos trazer palestras motivadoras, pois os que participam aprendem e divulgam dentro da comunidade os conhecimentos adquiridos”, revelou Débora.

Ao todo, o Projeto Idoso Cidadão difunde Política de Direitos Humanos para 50 idosos da Comunidade da Vila Luizão e bairros adjacentes. Para dona Maria José Silva Pereira, 66, o projeto é a chance de sair de casa e ganhar conhecimentos. “Aqui, encontro amigos e recebo orientações para uma velhice saudável”, destacou.

Dona Vitória Ferreira, 73, diz que o projeto ajuda a todos de uma maneira geral. “Não é bom ficar sozinho em casa, adoro participar das atividades, é maravilhoso obter as informações sobre os direitos, assistir as palestras e participar das atividades físicas”, apontou.

Para o coordenador Geral das Unidades de Segurança Comunitária, tenente-coronel Jorge Luongo, a proposta do projeto Idoso Cidadão reflete o trabalho que a segurança pública se propõe a desenvolver nas comunidades. “O nosso interesse é a parceria com a comunidade, levar ações que melhorem a qualidade de vida, boas práticas voltadas para a cidadania”, declarou.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não usamos de artifícios como sensacionalismo, imagens apelativas, chocantes ou degradantes, tampouco textos, frases, ou palavras chulas para obter acessos.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Aqui oferecemos aquele algo mais que ainda não foi dito, ou ainda não foi mostrado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Comentários anônimos, ou que contenham, palavrões, pornografia, ataques pessoais, calúnias ou difamações não serão publicados.

Jornalista Abimael Costa

Ouça a Rádio Voz de Arari

PLAYER

LG Contabilidade Pública

LG Contabilidade Pública

Clinica Santo André

Clinica Santo André

Ouça a Rádio Voz de Arari

PLAYER

Apoie, assine e compartilhe

Crie seu próprio questionário de feedback de usuário

REGISTRO - 1608/MA

REGISTRO - 1608/MA

O amanhã é hoje

O amanhã é hoje

DISQUE DENÚNCIA - MIRANDA DO NORTE

DISQUE DENÚNCIA - MIRANDA DO NORTE

...

...

GCL - CONSTRUÇÕES

GCL - CONSTRUÇÕES

Fale Comigo

Nome

E-mail *

Mensagem *