Líderes de movimentos negros declaram apoio a Hildo Rocha

Gilson Fadak, coordenador do Programa de Formação do Cnegra, expõe anseios das entidades para desenvolver comunidades negras.



Ampliando forças para a sua eleição de deputado federal, Hildo Rocha (PMDB) recebeu a adesão de lideranças da Organização Cnegra (Consciência Negra), do Fórum de Comunidades Negras Tradicionais e do Cidema (Consorcio Interorganizacional para o Desenvolvimento das populações Negras do Maranhão), no último sábado (20), em São Luís. Para defender projetos para populações negras na Assembleia Legislativa, as entidades apoiam o deputado estadual Eduarde Braide (PMN), que disputa à reeleição e também estava presente.
Hildo Rocha e Eduardo Braide firmam compromisso com líderes e famílias de comunidades negras.


O encontro ocorreu na sede da extinta associação da empresa de Telecomunicações do Maranhão (Telemar), situada na Avenida Santos Dumont (Anil). Participaram ainda, o coordenador do Programa de Formação do Cnegra, Gilson Fadak; membros do Comitê de Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa; e centenas de famílias de comunidades negras tradicionais, da capital e região da Grande São Luís.

Famílias de comunidades negras tradicionais ouvem propostas de Hildo Rocha e Eduardo Braide.

“Houve um consenso das entidades da necessidade de termos representantes na Câmara Federal e Assembleia Legislativa comprometidos com a nossa causa. Então, a reunião tem esse objetivo, declarar apoio ao Hildo Rocha e ao Eduardo Braide mediante a assinatura de uma carta compromisso”, explicou Mauro Sousa, coordenador de Relação Institucional do Cnegra.

Entre os itens da carta, as lideranças negras pedem o comprometimento dos dois candidatos com apoio a projetos desenvolvidos pelas entidades, como o de segurança alimentar, que atende a mil famílias, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social. Na área de formação e educação, as entidades mantém um curso pré-vestibular, gratuito, que já inseriu 370 jovens de comunidades carentes em universidade públicas. “A nossa meta é avançar nesse atendimento”, justificou Mauro.

Ao se pronunciar, Hildo disse sentir-se honrado com a escolha e a oportunidade de debater propostas com as comunidades, e firmou o compromisso de lutar para atrair verbas para os projetos que promovam o desenvolvimento das populações negras.

“O desenvolvimento das famílias de comunidades negras só ocorrerá quando for assegurado políticas públicas de qualidade a todas essas pessoas, principalmente de educação. Como deputado, vou lutar por mais projetos voltados para atender as necessidades de melhoria de vida dessas populações, além de lutar pela aprovação de leis que defendam a liberdade religiosa e combatam qualquer forma de racismo”, firmou.

Diante das lideranças, ele relembrou o trabalho feito, como secretário estadual das Cidades, para implantar o projeto PAC Rio Anil, que beneficia comunidades da Camboa, Liberdade, Alemanha, entre outras situadas na margem esquerda do Rio Anil, com moradia popular, saneamento, entre outras ações de infraestrutura básica. A área é considerada o maior território quilombola urbano do país.

Comentários