Abrigo Institucional e centro para atendimento de pessoas em situação de rua são inaugurados em São Luís

                                                                                                                                      Foto: Blog Jorge Aragão 
Um Abrigo Institucional para Pessoa em Situação de Rua e a nova sede do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), foram entregues na manha desta sexta-feira (14), pela prefeitura Municipal de São Luis. As duas unidades estão localizadas na Avenida Beira-Mar e serão coordenadas pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

Andréia Lauande, titular da Semcas, enfatizou que os espaços inaugurados nesta sexta-feira garantem atendimento adequado num local confortável e seguro, promovendo dignidade às pessoas que tem a rua como espaço de vivência e sobrevivência.

“O Centro Pop é a porta de entrada para população em situação de rua, o primeiro espaço para atendimento a diferentes políticas públicas. E para fechar o serviço de retaguarda, o acolhimento é impar, consegue ofertar e possibilitar que o usuário não só passe o dia no Centro Pop, mas tenha um lugar para dormir”, destacou a secretária Andréia Lauande.

CENTRO POP

O Município mantém dois Centros Pop para atendimento das pessoas em situação de rua: o Centro Pop da área Centro entregue nesta sexta-feira na Avenida Beira Mar, nº 111, ao lado da Praça Maria Aragão; e o Centro Pop da área Cohab/Anil, na Rua São José, nº 7, na Aurora. As unidades oferecem diariamente, das 8h às 17h, higienização pessoal, café da manhã, palestras, almoço, lazer e acompanhamento com psicólogos, assistentes sociais e pedagogos. Com uma estrutura ampla e confortável, a unidade inaugurada no Centro tem previsão de atendimento diário de 30 pessoas, em média.

ABRIGO INSTITUCIONAL

Ao lado do Centro Pop da área Centro, funcionará o Abrigo Institucional que oferece acolhimento provisório, com limite máximo para 50 pessoas, direcionado a pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência, que sejam atendidos pelos dois Centros Pop existentes na capital.

O atendimento preferencial do Abrigo é para pessoas do sexo masculino. A intenção é desenvolver condições para a independência, auto-cuidado e promover o acesso à rede de qualificação e requalificação profissional para a inclusão produtiva das pessoas atendidas. No abrigo, os usuários receberão kits de higiene pessoal como creme e escova dental, shampoo e condicionador, sabonete, além de roupas de cama, banho, entre outros materiais. A organização do local se dará de forma participativa, a fim de garantir que os moradores possam se sentir co-responsáveis por tarefas do cotidiano.

Bastante concorrida, a solenidade de entrega do Centro Pop e do Abrigo Institucional foi acompanhada pelos vereadores Marquinhos (PRB), Batista Matos (PPS), Professor Lisboa (PCdoB), Josué Pinheiro (PSDC), Anderson Martins (PRB); pelos secretários municipais Olímpio Araújo (Desportos e Lazer), Robson Paz (Comunicação), José Cursino (Planejamento e Desenvolvimento); presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana, Luiz Carlos Borralho; presidente da Fundação Municipal de Cultura, Francisco Gonçalves; e pelo presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico, Aquiles Andrade.

Comentários