Apruma promove debate sobre a violência em São Luis




Com o tema: "A violência em São Luís do Maranhão: desigualdade social, racismo, políticas de governo e o papel da Universidade", A Apruma - Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão, realiza nesta quinta-feira (04), amplo debate sobre a violência em São Luís.

O evento tem entrada franca e acontece às 17h, no Auditório Ribamar Carvalho, Área de Vivência da UFMA, a exposição do tema ficará a cargo do juiz Douglas de Melo Martins, do Prof. Dr. Wagner Cabral (UFMA) e do professor Hertz Dias (CSP-Conlutas). 

Segundo números divulgados pela Secretaria de Segurança Publica do Estado do Maranhão, somente no mês de novembro de 2014, 129 pessoas foram assassinadas na Grande São Luis, durante os onze meses de 2014, mais de mil pessoas foram mortas na capital maranhense. 

Dados de Mapa da Violência revelam que no período de 10 anos (2002 a 2012) o número de homicídios no Maranhão aumentou em 204,6%, sendo a 2ª maior taxa de crescimento de homicídios no país, na população jovem o numero de mortes no mesmo periodo subiu 229,3%, passamos de 287 assassinatos em 2002 para 945 jovens mortos em 2012. Ainda segundo a pesquisa, a maioria dos mortos, moram da periferia da cidade, são pobres, negros e semi analfabetos. Para os movimentos sociais, estamos de braços cruzados presenciando uma impiedosa e truculenta campanha de extermínio, um amplo genocídio de negros e pobres.

Para a Apruma - Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão, é urgente reverter esse quadro, e para isso é preciso investir em políticas públicas, aumentando os gastos sociais para reduzir a miséria e as desigualdades que geram a violência e deixam a nossa população vulnerável ao tráfico de drogas. Ter uma política que enfrente o narcotráfico, a violência policial e a criminalização dos pobres e da população negra.

Promoção: Apruma, Regional Nordeste 1 do Andes-SN, Sintrajufe, Sinasefe (seção Maracanã), Sinasefe (seção Monte Castelo), Sindsalem, Sindicato dos Bancários do Maranhão, Anel, Quilombo Raça e Classe, Quilombo Urbano, Movimento Mulheres em Luta, CSP Conlutas Maranhão.




Comentários