sábado, 6 de dezembro de 2014

Palestra e ato público marcam comemorações do Dia Internacional Contra a Corrupção em São Luis



A Controladoria-Geral da União no Estado do Maranhão (CGU-Regional/MA), promove no dia 9 de dezembro, terça-feira, evento de celebração do Dia Internacional contra a Corrupção 2014 em São Luís.

A abertura das comemorações acontece as 8h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, com palestra do juiz Márlon Reis.  Das 14:00 às 17:00 hs, grande mobilização popular na Praça Deodoro, com distribuição de cartilhas e folders e apresentação de artistas locais. O evento é aberto ao público. 

Através de iniciativas como esta, a CGU, CGEe e demais órgãos da Rede de Controle pretendem ampliar a divulgação das ações governamentais voltadas para o combate à corrupção e sensibilizar a população sobre a importância do controle social. É uma oportunidade também para chamar a atenção da sociedade maranhense sobre a importância dos valores éticos, da cidadania e da participação política.

SAIBA MAIS SOBRE O DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO

Dia 9 de dezembro é o Dia Internacional contra a Corrupção. A data é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida. A proposta de criação do Dia Internacional contra a Corrupção foi apresentada pela delegação brasileira à época da votação da Convenção. Foi nesse dia, no ano de 2003, que mais de 110 países assinaram a Convenção, entre eles o Brasil.

O Congresso Nacional brasileiro aprovou o texto da Convenção em maio de 2005. No dia 31 de janeiro de 2006, a Convenção foi promulgada, passando a vigorar no Brasil com força de lei. No Brasil, é a Controladoria-Geral da União o órgão responsável pela implementação da Convenção. Desde então, todos os anos a CGU promove celebrações do Dia Internacional contra a Corrupção em todos as capitais do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa