sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Venha para a reinauguração da Sede do Centro de Cultura Negra do Maranhão





A reinauguração da sede do Centro de Cultura Negra do Maranhão acontece nesta sexta-feira, 19 de dezembro às 17h00.


O prédio onde se instala hoje o Centro de Cultura Negra do Maranhão foi construído para fins militares em 03 de outubro de 1821 para servir como Casa da Pólvora, mais tarde desativado e transformado em mercado de escravo.
Em 05 de dezembro de 1978, através da Lei Estadual nº. 3999/78, o imóvel onde funcionava a Casa da Pólvora, foi tombado como patrimônio histórico artístico e paisagístico do Estado.

Trata-se de um prédio histórico, tombado, constituído de uma muralha bastante alta e um prédio interno, tudo construído em pedra. Em suas proximidades havia poucas residências. A direção do CCN reivindicava na época a reforma e a permissão para instalar-se no local. 

A Prefeitura de São Luís reformou o prédio e instalou no local uma escola primária (ensino fundamental), mas autorizou também O CCN a instalar-se no local. Posteriormente, constatada a impropriedade de funcionar como escola, visto que o prédio interno não tinha a devida ventilação e iluminação natural, por ter sido provavelmente construído para funcionar como prisão ou casa forte, a escola foi transferida para outro prédio.

Hoje o Centro de Cultura Negra do Maranhão, abriga vários projetos sociais que são desenvolvidos com crianças, adolescentes e jovens de bairros populares da grande Ilha de São Luís.

Com essas adaptações teremos condições melhores de trabalho para atender a população do Maranhão nas visitas que são realizadas na sede com intuído de disseminar, divulgar e esclarecer sobre a história do negro no Maranhão e no Brasil.

A reforma contemplou as estruturas físicas, hidráulicas e elétricas do prédio construído no século XIX. Com essa reforma as ações e visitas ao Centro de Cultura Negra do Maranhão estarão dotadas de segurança e o espaço adequado para funcionamento das atividades sociais e culturais que envolvem os projetos sociais da entidade e para a garantia dos marcos histórico e importância do espaço para a população maranhense e brasileira.

A reforma foi por intermédio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura através do Certificado de Mérito Cultural aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão e o patrocínio da Companhia Energética do Maranhão SA - CEMAR

O QUE: Reinauguração da Sede do Centro de Cultura Negra do Maranhão

ONDE: Rua dos Guaranis, s/n – Barés – João Paulo (por traz da feira do João Paulo)

QUANDO:  19 de dezembro de 2014 (sexta-feira) Às 17h00.

(Fonte: Maurício Paixão / Ana Amelia Bandeira Barros)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa