domingo, 11 de janeiro de 2015

Os ABUTRES e a realidade dos fatos








Grave acidente na BR-222, entre Entroncamento e Itapecuru-Mirim, na tarde de sábado (10), envolvendo dois automóveis, resultou na morte de três (03) pessoas, um dos veículos incendiou e uma das vitimas morreu carbonizada.

Os mortos foram identificados como sendo: 

Igor Siqueira, Gerente da Pague Menos em Chapadinha;

Janaína Celma Silva Miranda, de 38 anos, esposa do supervisor da Loja Landry Móveis, Valmir que conduzia um dos veículos envolvido no acidente;

A terceira vitima foi identificada como sendo a farmacêutica Luana Lobo;

A quarta vitima, o estudante de Agronomia da UFMA de Chapadinha, Hugo Borges, único sobrevivente, foi retirado das ferragens com queimaduras por todo o corpo e encaminhado para o hospital.

Meus pêsames as famílias enlutadas. Infelizmente a violência no transito vem fazendo cada vez mais vítimas; inocentes perdendo a vida, famílias sendo destruídas e a pergunta que não quer calar, quem são os culpados, quais as causas de tantas mortes nas estradas maranhenses?

Como se não bastasse tantas tragédias e desgraças, ainda somos obrigados a assistir e conviver com o comportamento doentio, asqueroso e insensível de muitos que com uma câmera na mão, registram a agonia, dor e sofrimento das vitimas; sem nenhum sentimento estes que são chamados de sociedade do espetáculo, registram tragedias como estas como se fosse uma cena de um filme de ação ou de terror. ASSISTA VÍDEO AQUI

Pessoas, seres humanos, feridos, presos as ferragens, corpos estraçalhados, pedaços de corpos espalhados, familiares em desespero e alguns ou muitos ABUTRES registrando as imagens como se fosse apenas mais um espetáculo. 

Sensibilidade, empatia, misericórdia, condolência, sentir a dor do outro como se fosse minha dor, imaginar que poderia ser eu, um familiar, um amigo, um conhecido, pensar que pode acontecer comigo, tudo isso são sentimentos e pensamentos do passado.

Nada disso parece fazer parte do caráter e da ética dos ABUTRES, o que importa é filmar, registrar as cenas de terror, mostrar o corpo estraçalhado, o ser humano agonizando, se esvaindo em sangue, infelizmente o que importa é o espetáculo.

Enquanto isso, temas importantes e crucias ficam escondidos, são relegados ao esquecimento, como por exemplo:

Quais as causas deste e de outros acidente ocorridos recentemente com feridos e mortos?

Porque os acidentes com vitimas vem aumentando nas rodovias que cortam o Maranhão?

Como está funcionando a fiscalização de estradas MAs e BRs?

As estradas estão sinalizadas e em estado aceitável de conservação??

O que as autoridades precisam, devem e estão fazendo para que tragédias como estão sejam evitadas?

Quem fiscaliza e cobra a execução destas ações ?

Tantas perguntas para serem feitas e respondidas, e os ABUTRES preocupados em registrar a agonia a dor e o sofrimento daqueles que em tese deveriam ser os seus semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Credibilidade é o nosso maior patrimônio

Nosso objetivo é fazer jornalismo com seriedade, produzindo conteúdo regional, sobre política, economia, sociedade e atualidade, na forma de opinião, editorial e criticas.

Não somos o primeiro a divulgar a informação, mas somos quem apresenta o conteúdo checado, aprofundado e diferenciado.

Noticias qualquer um pode divulgar, mas com apuração e seriedade só aqui.

Jornalista Abimael Costa